11 Dezembro 2025 | Redação
Camisa Listrada celebra 25 anos de atuação no setor audiovisual brasileiro com novos projetos, mudança na identidade visual e expansão internacional
Com 37 obras realizadas, mais de 12 milhões de ingressos vendidos no cinema, produtora consolida sua posição como uma das mais relevantes do país
O nome por trás de grandes sucessos como Fala Sério, Mãe!, Os Farofeiros, O Candidato Honesto e Mussum, o Filmis, a produtora Camisa Listrada celebra 25 anos de trajetória, consolidando-se como uma das produtoras mais bem-sucedidas e criativas do cinema brasileiro. Sob a liderança dos sócios André Carreira e Adriane Lemos, a empresa soma 37 obras realizadas, mais de 12 milhões de ingressos vendidos, sete títulos no Top Global da Netflix e dois que alcançaram Top 1 Brasil do Prime Video, além de mais de 50 prêmios conquistados.
Publicidade fechar X
Fundada em Belo Horizonte e atualmente sediada no Rio de Janeiro, a Camisa Listrada nasceu da paixão por contar boas histórias brasileiras. Entre os destaques recentes estão os fenômenos de bilheteria Os Farofeiros, que, somando ambos os filmes, ultrapassaram cinco milhões de espectadores e se tornaram recordistas de audiência na TV paga e aberta. Outros títulos que seguiram esse caminho incluem O Candidato Honesto (1 e 2) e Fala Sério, Mãe!, que juntos somam mais de cinco milhões de ingressos vendidos.
André Carreira, destaca que o público brasileiro se reconhece nas histórias da produtora: “Partimos de situações que parecem cotidianas, como férias em família, encontros de Natal ou relações familiares, e transformamos isso em experiências universais, com humor, emoção e alto padrão de produção. Entreter e emocionar o público, independentemente do gênero, está no DNA da Camisa Listrada”.
Ele complementa dizendo que desde o início, acreditaram que era possível fazer cinema de qualidade que também falasse com grandes audiências. “Nos preocupamos com a dramaturgia, com a linguagem e estética, mas sempre de olho no público. Filmes como ‘Mussum’, sucesso de público e crítica, são a prova de que isso é possível”, ressalta.
O sucesso de Mussum, o Filmis também foi refletido em grandes premiações. O longa venceu seis Kikitos no Festival de Gramado e quatro Prêmios Grande Otelo, reforçando a capacidade da produtora de unir relevância artística e apelo popular.
PRÓXIMOS LANÇAMENTOS: “OS FAROFEIROS 3” E “GUIDO”
O aguardado Os Farofeiros 3, grande expectativa do mercado para 2026, já está em produção e é estrelado por Antônio Fragoso, Danielle Winits, Cacau Protásio, Aline Riscado e Maurício Manfrini. As filmagens acontecem de 27 de outubro a 17 de dezembro, com o maior orçamento da franquia até hoje. Parte do filme será rodada na República Dominicana, já que o grupo de amigos viaja para o Caribe para o casamento da Anita, filha do Rocha (personagem de Charles Paraventi). O roteiro é assinado por Paulo Cursino e a direção é de Roberto Santucci. O lançamento está previsto para dezembro de 2026.
Além disso, a Camisa Listrada já confirmou as filmagens de seu próximo longa, Guido, com roteiro de Paulo Cursino e Péricles Barros, e direção de Jayme Monjardim. As filmagens começam em março de 2026, com lançamento previsto para 2027. O drama biográfico narra a história de Guido Schaffer, jovem surfista carioca que abandonou a carreira de médico e o noivado para se dedicar ao seminário. Às vésperas de receber a ordenação, Guido morreu afogado na praia do Recreio. Atualmente, ele está em processo de beatificação no Vaticano e pode se tornar o primeiro santo carioca.
NOVA FASE E REBRANDING
O movimento marca não apenas uma celebração de conquistas, mas também o início de uma nova fase de expansão e reposicionamento da Camisa Listrada no mercado global. Neste marco de 25 anos, a produtora passa por um rebranding que reforça sua transição de produtora audiovisual para estúdio de cinema de excelência, com curadoria rigorosa e olhar humano.
Segundo Adriane, a evolução da marca está atrelada ao crescimento e a identidade da marca: “O desenvolvimento do novo rebranding nos levou a refletir sobre a nossa trajetória, desde os nossos processos internos e impressões das equipes que trabalham conosco, e às respostas do público com audiência”.
Ela explica ainda que o rebranding, que mantém a icônica zebra como símbolo principal, traduz a maturidade da produtora como polo de cinema referência em excelência, originalidade e relevância cultural, capaz de unir entretenimento e sofisticação em obras de diferentes gêneros. “É assim que nos posicionamos: sempre pensando no público e na identificação da audiência com as histórias, mas contando histórias originais”, complementa Adriane.
SUSTENTABILIDADE COMO VALOR PERMANENTE
Além da renovação da marca, a Camisa Listrada segue reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, tornou-se a primeira produtora audiovisual brasileira a conquistar o Prêmio Lixo Zero, além da Certificação Lixo Zero e o selo EMA Green Seal, com o apoio da Amazon Studios no set do filme “O Primeiro Natal do Mundo”.
Com o projeto, a empresa alcançou a impressionante marca de 92,4% de desvio de resíduos de aterro, reaproveitando, doando e reutilizando materiais. Desde então, todas as produções da Camisa Listrada recebem o certificado Lixo Zero, resultado de um planejamento cuidadoso e do envolvimento de todos os departamentos da produtora.
“A sustentabilidade está no DNA da Camisa Listrada. Eu cresci engajada com essa conscientização, e isso me acompanha desde então. No nosso escritório, sempre adotamos medidas contra o desperdício, separação de lixo e evitamos o uso de descartáveis. Nas filmagens, desde 2017, entregamos garrafas e copos reutilizáveis para cada membro da equipe, abolindo os copos descartáveis nos sets”, conta Adriane.
OS SÓCIOS
André Carreira começou a atuar no mercado audiovisual em Minas Gerais, em 1997, na equipe do filme Amor & Cia, de Helvécio Ratton. Logo depois, fez parte de dezenas de produções cinematográficas, entre elas A Partilha, de Daniel Filho, e Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho. Também dirigiu os curtas Oxicianureto de Mercúrio e Contrato com a Sorte.
Sócio da Camisa Listrada desde 2001, André, além dos sucessos de público também produziu documentários, como a série Inhotim, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019, e grandes lançamentos no streaming, incluindo Tudo Bem No Natal Que Vem (Netflix), assistido por mais de 26 milhões de lares no mundo, Depois do Universo, o filme em língua não-inglesa mais visto da plataforma em 2022, e títulos como Carnaval, Vizinhos e a série B.O, que estiveram no Top 3 da Netflix. No Amazon Prime Video, lançou as comédias No Gogó do Paulinho e O Primeiro Natal do Mundo. Entre os sucessos mais recentes, destaca-se Mussum, o Filmis e Os Farofeiros 2, que vendeu 1,9 milhão de ingressos nos cinemas em 2024.
Sócia desde 2008, Adriane Lemos dedica-se integralmente aos projetos da Camisa Listrada, trazendo mais de três décadas de experiência no audiovisual, com passagens como diretora de produção, assistente de direção, produtora de objetos e diretora de arte no Brasil e no exterior. Formada em Comunicação Social pela Famecos-PUC-RS, atuou como produtora de arte na TV Globo em diversos ciclos entre 1998 e 2018. Ao longo da carreira, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte no CINE-PE em 2007 pelo longa 5 Frações de Uma Quase História e foi indicada pela Academia Mexicana de Artes y Ciências Cinematográficas A.C pelo filme Cobrador, In God We Trust. Em 2023, coordenou a ação de sustentabilidade no set de O Primeiro Natal do Mundo, conquistando o Prêmio Lixo Zero.
- 0 medalha