18 Dezembro 2025 | Redação
Cerimônia de premiação do Oscar será transmitida com exclusividade pelo YouTube a partir de 2029
Mudança acontecerá após a 100ª edição do evento e marca um novo momento do Oscar
Após quase um século de transmissão pela televisão aberta, principalmente pela ABC, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está levando a cerimônia do Oscar para o futuro e anunciou, ontem (17), a assinatura de um contrato plurianual com o YouTube. O acordo concede à plataforma de mídia social e compartilhamento de vídeos os direitos exclusivos globais do Oscar. O contrato terá início em 2029, com a 101ª cerimônia do Oscar, e se estenderá até 2033. As informações são do Indiewire.
Publicidade fechar X
Além da transmissão da cerimônia em si, o contrato inclui cobertura do tapete vermelho, conteúdo de bastidores, acesso ao Governors Ball e muito mais, que estará disponível ao vivo e gratuitamente para mais de 2 bilhões de espectadores ao redor do mundo. O anúncio do acordo objetiva tornar o Oscar acessível ao crescente público global da Academia por meio de recursos como legendas e faixas de áudio disponíveis em vários idiomas.
Embora a mudança pareça muito incomum, já que poucas premiações tiveram o YouTube como plataforma de transmissão (SAG Awards, Independent Spirit Awards e Gotham Awards são exemplos), a plataforma pertencente ao Google já é considerada o serviço de streaming mais assistido pela Nielsen, com o streaming em geral superando agora a audiência da TV aberta e da TV a cabo combinadas.
A parceria também inclui acesso mundial para fãs de cinema a outros eventos e programas da Academia, como o Governors Awards, o anúncio das indicações ao Oscar, o almoço dos indicados ao Oscar, o Student Academy Awards, o prêmio científico e técnico, entrevistas com membros da Academia e cineastas, programas de educação cinematográfica, podcasts e muito mais, tudo exclusivamente no canal do Oscar no YouTube.
“Estamos muito felizes em firmar uma parceria global multifacetada com o YouTube, que será a futura casa do Oscar e de nossa programação anual da Academia. A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público mundial possível — o que será benéfico para nossos membros e para a comunidade cinematográfica. Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e enriquecerá o Oscar e outros programas da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honramos nosso legado. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e proporcionar acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Lynette Howell Taylor, em comunicado.
“O Oscar é uma das nossas instituições culturais essenciais, que homenageia a excelência na narrativa e na arte. A parceria com a Academia para levar essa celebração da arte e do entretenimento a espectadores do mundo todo inspirará uma nova geração de criativos e cinéfilos, mantendo-se fiel ao legado histórico do Oscar” disse Neal Mohan, CEO do YouTube, no anúncio.
A parceria da Academia para o Oscar nos Estados Unidos, que já inclui o Hulu como plataforma de streaming da premiação, continuará com a Disney ABC até a 100ª edição do Oscar em 2028, assim como a parceria internacional com a Buena Vista International, da Disney.
- 0 medalha