12 Janeiro 2026 | Redação
Entrevistas, análises e coberturas foram os grandes destaques do Portal Exibidor em 2025
Confira as dez matérias mais lidas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado
Se tem algo que nós, do Portal Exibidor, não podemos reclamar é do potente ano de 2025, finalizado há menos de duas semanas. Foram 685 materiais de mercado publicados, além de outras dezenas de conteúdos, como matérias de produção e artigos, e uma completa reestruturação em nossas principais redes sociais, o Instagram e o LinkedIn.
Das quase 700 matérias publicadas em 2025, porém, destacamos as dez com mais acessos, em um recorte que considera somente nossas coberturas, entrevistas e análises - desconsiderando as matérias de bilheterias, sempre um sucesso entre nossos leitores.
Confira nossas dez matérias mais lidas em 2025:
Há um ano, em 16 de janeiro de 2025, entrou em cartaz MMA - Meu Melhor Amigo (Disney), longa protagonizado por Marcos Mion e que traz à tona uma importante discussão: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alguns dias antes, o Portal Exibidor participou de coletiva de imprensa no escritório da Disney que contou com a participação do protagonista, do diretor José Alvarenga Júnior e do ator mirim Guilherme Tavares, que dá vida ao filho do personagem principal.
A Batalha da Rua Maria Antônia (Imagem Filmes) chegou aos cinemas no dia 27 de março, após adotar uma estratégia bastante diferenciada de divulgação. Além da participação em diversos festivais, o filme também foi apresentado em encontro com estudantes, como o Congresso da UNE, que aconteceu meses antes em Recife. A produção mostra uma verdadeira batalha entre estudantes e professores do Movimento Estudantil brasileiro contra a ditadura, em 1968. Em entrevista ao Portal Exibidor, o produtor Manoel Rangel destacou que, por retratar uma luta de jovens estudantes, esse público recebeu a obra com bastante entusiasmo.
A Elo Studios começou o ano passado pronta para levar aos cinemas uma das suas principais apostas: Viva a Vida, protagonizado por Thati Lopes e Rodrigo Simas. O longa, que entrou em cartaz em 30 de janeiro, foi apresentado aos exibidores em cabine realizada em São Paulo, no Cine Marquise, e o Portal Exibidor esteve entre os convidados, acompanhando os detalhes da campanha do filme.
Cineasta responsável por clássicos nacionais das últimas duas décadas, Wagner de Assis - junto à sua produtora, Cinética -, teve um importante ano de 2024, com fortes filmes em desenvolvimento e também o lançamento de Nosso Lar 2 - Os Mensageiros. Mas esse é apenas o início de um brilhante futuro que começa em 2025, quando estrearão mais filmes e darão sequência a outros projetos. Logo no início do ano passado, conversamos com o cineasta, que detalhou os planos (já em execução!) para o futuro.
A CinemaCon de 2025 aconteceu entre os dias 31 de março e 3 de abril, levando ao mercado os principais lançamentos de oito distribuidoras (Amazon/MGM; Angel Studios; Disney; Lionsgate; Paramount; Sony; Universal; Warner), além de importantes insights para o futuro da indústria. Um dos temas debatidos em seu encerramento, aliás, foi a utilização da inteligência artificial na exibição, de modo que consiga alavancar números que auxiliem os cinemas a obter melhores resultados, mas sem substituir o componente humano. Confira como foi nossa coberta.
O ano de 2024, sem dúvidas, consolidou uma retomada da exibição brasileira e aproximou o mercado dos números pré-pandemia. O setor, como um todo, registrou um aumento de 10% no público e renda em 2024 em relação ao ano anterior. O Kinoplex, especificamente, foi a rede exibidora que conquistou a maior renda e público por sala no país e, em entrevista ao Portal Exibidor, Patrícia Cotta, Head Nacional de Marketing do Kinoplex, logo no começo de 2025 comemorou os resultados e projetou o futuro da empresa.
Entre junho e julho, os exibidores nacionais entraram em atrito com o Burger King, que buscava incentivar seus clientes a irem aos cinemas com lanches de fast food. Batizada de “BK no Cinema é Lei”, a campanha da rede alimentícia afirmava ser proibido impedir a entrada de consumidores nas salas de cinema com alimentos senão os vendidos nas bombonieres. No começo de julho, porém, a campanha foi retirada do ar, visto que a propaganda foi considerada enganosa, induzindo o consumidor ao erro. Confira nossa cobertura do caso e análise da situação!
Em fevereiro, a Warner e a Universal realizaram um roadshow exclusivo para exibidores, em São Paulo, para apresentarem as campanhas de marketing de Mickey 17 (Warner) e O Homem-Cão (Universal). No primeiro evento do tipo realizado pelas distribuidoras em 2025, a sensação foi de animação e otimismo para os próximos lançamentos. Confira como foi nossa cobertura!
Após dois dias intensos, 4 e 5 de junho, a 16ª edição do Show de Inverno chegou ao fim com a apresentação de dez distribuidoras, incluindo Paramount e Sony. Contando com a participação de 20 players do mercado, o evento foi inundado por produções nacionais e, assim, foi encerrado com um clima de muito otimismo para o cinema brasileiro. Confira como foram todas as apresentações!
Em meados de setembro, a Vitrine Filmes realizou uma enorme campanha de lançamento para O Agente Secreto, mais recente longa de Kleber Mendonça Filho e que vem fazendo história desde sua primeira exibição, em Cannes. Na ocasião, a distribuidora levou mais de 100 exibidores para Recife-PE, cidade-natal do cineasta e local principal em que a trama do longa acontece, dedicando um dia inteiro às atividades relacionadas ao filme, além de disponibilizar outras ações aos presentes nos demais dias de viagem. O longa, que entrou em cartaz no dia 6 de novembro, continua em exibição e já acumula mais de 1 milhão de ingressos vendidos, além de ter faturado, ontem (11), dois prêmios no Globo de Ouro 2026.
- 0 medalha