Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Histórico

12 Janeiro 2026 | Redação

"O Agente Secreto" vence duas categorias no Globo de Ouro e Brasil faz história

Brasil volta a levar o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa depois de 27 anos

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Na noite deste domingo (11) foi realizada a cerimônia do 83º Globo de Ouro, em Los Angeles, e entre surpresas e consolidações, o Brasil cravou seu lugar como potência do cinema mundial. O Agente Secreto (Vitrine Filmes) fez história ao vencer duas das três categorias que foi indicado: Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Hamnet: A Vida Antes de Hamlet (Universal) levou o principal prêmio da noite, de Melhor Filme de Drama, enquanto Uma Batalha Após a Outra (Warner) venceu a categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical.



Em um ano sem um grande favorito e com um mar de possibilidades na disputa pelo Oscar, a temporada de premiações faz Hamnet, Uma Batalha Após a Outra e o próprio O Agente Secreto - além de Wagner Moura - despontarem entre os favoritos. Entretanto, quem roubou a cena e fez história foi o Brasil, que conquistou uma (na verdade duas) estatuetas no Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo. O país se colocou de vez entre as grandes potências cinematográficas mundiais, e desde a vitória de Fernanda Torres no último Globo de Ouro, o Brasil soma premiações no Oscar, no Festival de Berlim, no Festival de Cannes e no Critics Choice Awards nos últimos 12 meses, algumas das mais importantes premiações do mundo.

Esta foi a primeira vez na história que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro, e a noite mágica começou quando a atriz Minnie Driver fez o anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Antes de anunciar o vencedor, a atriz deu um pequeno spoiler ao dizer "parabéns" em português. O Agente Secreto trouxe esse prêmio para o Brasil pela segunda vez, 27 anos depois de Central do Brasil sair vencedor em 1999. O longa dirigido por Kléber Mendonça Filho concorreu com Valor Sentimental (Retrato Filmes), Foi Apenas Um Acidente (Imovision), A Única Saída (Mares Filmes), Sirat (Retrato Filmes) e A Voz de Hind Rajab (Synapse Distribution).

"Eu gostaria de falar 'oi' para todos que estão vendo no Brasil. Obrigado à Neon, ao Festival de Cannes. Gostaria de agradecer à Vitrine Filmes, que fez de 'O Agente Secreto' um blockbuster incomum lá no Brasil. Obrigado à equipe. Obrigado, Wagner Moura, que grande ator. Obrigado, Émilie [Lesclaux], minha produtora e minha parceira de vida. Martin e Thomas, espero que estejam vendo no Pacific Palisades. Estaremos com vocês em breve. Estou honrado de estar nesse grupo de grandes diretores estrangeiros. Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes", disse Kleber Mendonça Filho após receber o prêmio.

A noite mágica e histórica do Brasil no The Beverly Hilton teve sequência quando Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. O ator, que já havia sido indicado na categoria série em 2016 por sua atuação em Narcos (Netflix) defendeu a democracia em seu discurso e dedicou o prêmio à esposa, Sandra Delgado, e aos três filhos.

"Obrigado, muito obrigado. Obrigado ao Globo de Ouro, meus colegas indicados, que são atores extraordinários, e eu compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado à Neon, ao meu time, um obrigado especial a Kleber Mendonça Filho. Você é um gênio e um irmão. Eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas. ‘O Agente Secreto’ é um filme sobre memória, ou a falta de memória, e trauma geracional. Eu acho que se o trauma pode ser passado de geração em geração, valores também podem. Então isso é para aqueles que estão resistindo com seus valores em momentos difíceis. Para Sandra [sua esposa], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais", disse Wagner Moura em inglês, antes de encerrar o discurso em português. "E para todo mundo no Brasil, assistindo a isso agora. Viva o Brasil, viva a cultura brasileira", finalizou.

Mas, além do Brasil, a noite também contou com outros destaques e um dos principais foi Uma Batalha Após a Outra, que liderou a lista de vencedores ao levar quatro estatuetas para casa. Além do prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical, o longa dirigido por Paul Thomas Anderson também conquistou as categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, com Teyana Taylor, e repetiu o feito do Critics Choice Awards na última semana ao levar os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, começando a despontar como favorito ao Oscar.

Além de Uma Batalha Após a Outra, com quatro estatuetas, e O Agente Secreto, com duas, Hamnet, Guerreiras do K-Pop (O2 Play/Netflix) e Pecadores (Warner) também com duas estatuetas cada, foram os únicos filmes com múltiplas premiações. Enquanto o longa baseado na criação da peça mais famosa de Shakespeare venceu como Melhor Filme de Drama e Melhor Atriz em Filme de Drama, a animação original da Netflix levou as categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original, e o suspense estrelado por Michael B. Jordan ficou com os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Conquista Cinematográfica e de Bilheteria. Por fim, Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria (Synapse Distribution), Marty Supreme (Diamond) e Valor Sentimental venceram uma categoria cada.

Entre as distribuidoras, considerando o mercado brasileiro, a Warner se destacou com seis prêmios, seguida por Universal, Vitrine Filmes, O2 Play, com dois prêmios cada, enquanto Synapse Distribution, Diamond e Retrato Filmes ficaram com uma vitória cada um.

Por fim, voltando a O Agente Secreto, as premiações no Globo de Ouro fizeram o longa brasileiro chegar a 56 troféus em 36 diferentes premiações. A CEO da Vitrine Filmes, Sílvia Cruz, destacou com exclusividade ao Portal Exibidor que os resultados demonstram a força do cinema brasileiro e também fez um agradecimento especial aos exibidores.

"Os prêmios de ontem são uma conquista para o cinema brasileiro. Estamos muito felizes. Eles reforçam a potência do nosso cinema e sua capacidade de tocar o público. Com essa repercussão, seguimos confiantes em ampliar o número de salas e manter o filme vivo até o Oscar, e além. Agradecemos profundamente aos exibidores que acreditaram em ‘O Agente Secreto’ desde o início. Ainda há muito por vir", disse.

Confira todos os vencedores do Globo de Ouro:

Melhor Filme de Drama
  • - Hamnet: A Vida Antes de Hamlet (Universal)
Melhor Filme de Comédia ou Musical
  • - Uma Batalha Após a Outra (Warner)
Melhor Direção
  • - Uma Batalha Após a Outra (Warner)
Melhor Roteiro
  • - Uma Batalha Após a Outra (Warner)
Melhor Atriz em Filme de Drama
  • - Jessie Buckley | Hamnet: A Vida Antes de Hamlet (Universal)
Melhor Ator em Filme de Drama
  • - Wagner Moura | O Agente Secreto (Vitrine Filmes)
Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical
  • - Rose Byrne | Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria (Synapse Distribution)
Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical
  • - Timothée Chalamet | Marty Supreme (Diamond)
Melhor Atriz Coadjuvante
  • - Teyana Taylor | Uma Batalha Após a Outra (Warner)
Melhor Ator Coadjuvante
  • - Stellan Skarsgard | Valor Sentimental (Retrato Filmes)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
  • - O Agente Secreto (Vitrine Filmes)
Melhor Filme de Animação
  • - Guerreiras do K-Pop (O2 Play/Netflix)
Melhor Trilha Sonora
  • - Pecadores (Warner)
Melhor Canção Original
  • - "Golden" | Guerreiras do K-Pop (O2 Play/Netflix)
Conquista Cinematográfica e de Bilheteria
  • - Pecadores (Warner)

Compartilhe:

  • 0 medalha