11 Maio 2026 | Redação
Brasil leva 10 estatuetas e é destaque nos Prêmios Platino 2026
O Agente Secreto é maior premiado da história do “Oscar do cinema ibero-americano”
O Brasil foi destaque na entrega dos Prêmios Platino 2026, que, neste ano, agregou ao seu nome Xcaret, em referência ao local onde aconteceu a cerimônia de premiação no último sábado (9): o Teatro Gran Tlachco, em Xcaret, na Riviera Maya, no México. O Agente Secreto (Vitrine Filmes), Apocalipse nos Trópicos (Netflix) e Beleza Fatal (HBO Max) levaram, juntos, dez estatuetas.
Considerado o "Oscar das comunidades de língua espanhola e portuguesa”, a premiação chegou neste ano à sua 13ª edição, celebrando a indústria audiovisual de 23 países da América Latina, Espanha e Portugal. Foram cerca de 100 produções indicadas, sendo sete brasileiras, concorrendo em 36 categorias.
Os primeiros vencedores foram anunciados na quinta-feira (7), antes da cerimônia principal, com o longa de Kleber Mendonça Filho já garantindo três estatuetas: Melhor Música Original, para Tomaz Alves Souza e Mateus Alves; Melhor Direção de Arte, para Thales Junqueira e Eduardo Serrano; e Melhor Montagem, assinada por Matheus Farias.
No sábado, o filme foi reconhecido com mais quatro prêmios: Melhor Filme, Roteiro, Diretor e Ator, além do prêmio de público para Wagner Moura. Em uma produção na Espanha, o ator não pôde comparecer ao evento, mas teve seu discurso de agradecimento lido por Mendonça. “Amo os Prêmios Platino, ver nossa cinematografia celebrada, encontrar amigos, descobrir talentos, filmes, artistas, trabalhadores do cinema falado em portugês e espanhol (...). Amo cada vez que percebo o Brasil integrado a uma cultura abrangente”, escreveu Moura.
Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, venceu a categoria Melhor Documentário. O filme concorria com o paraguaio Bajo las banderas, el sol e os espanhóis Flores para Antonio e Tardes de Soledad. O produtor e pesquisador Brunno Pacini recebeu a estatueta e lembrou que “documentários têm a capacidade de transformar o trauma em memória e a memória em movimento”.
Já Beleza Fatal, sucesso do streaming em 2025, levou o troféu de Melhor Série de Longa Duração. O prêmio representa mais um reconhecimento para o criador e roteirista Raphael Montes e para a primeira novela original da HBO Max América Latina. A diretora Maria de Médicis saudou o diretor de TV Dennis Carvalho, falecido recentemente, e celebrou o gênero novela, referência no audiovisual latino-americano.
Outros representantes brasileiros nesta edição dos Prêmios Platino eram: Rodrigo Santoro, que disputava como Melhor Ator Coadjuvante por O Último Azul (Vitrine Filmes); Dira Paes como Melhor Atriz Coadjuvante, por Manas (Paris Filmes), que também foi finalista na categoria Melhor Filme de Estreia; O Filho de Mil Homens (Netflix), em categorias técnicas como direção de som, fotografia e efeitos especiai. Já Ângela Diniz: assassinada e condenada (HBO Max) concorria em Melhor Música Original em Minissérie ou Telessérie.
A produção franco-espanhola Sirât (Retrato Filmes) também foi destaque ao vencer Direção de Som, Direção de Fotografia e Efeitos Especiais. O ator argentino Guillermo Francella foi o grande homenageado da noite. Conhecido por O Segredo dos Seus Olhos (2010) e pela série Meu Querido Zelador (2022), ele levou o Prêmio Platino Honorário.
*Com informações da Agência Brasil, Correio do Povo, Estadão, Folha de S. Paulo, Omelete e Variety
- 0 medalha