Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Reconhecimento

29 Junho 2026 | Redação

Rede Multiplex da Ucrânia é eleita o Exibidor Internacional do Ano pela CineEurope

Market share do cinema nacional saltou de 5% para 16% no país

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A rede Multiplex, maior exibidora da Ucrânia, recebeu o prêmio de Exibidor Internacional do Ano de 2026 da CineEurope, evento realizado em Barcelona na última semana. O CEO Roman Romanchuk recebeu a honraria, representando uma das principais impulsionadoras do ressurgimento do cinema no país mesmo diante do cenário de guerra com a Rússia. No último ano, a Multiplex cresceu sua presença na Ucrânia em cerca de 11%, incluindo a aquisição do renomado cinema de arte Zhovten, de Kiev, fundado em 1931.
 
Em meio às incertezas do conflito, em 2023 a rede já havia fundado a Green Light Films, em parceria com duas veteranas da distribuição cinematográfica ucraniana, a CEO Veronika Yasinska e a CCO Nadiia Zaionchkovska, com o objetivo de reconstruir o ecossistema cinematográfico do país. "A Multiplex demonstrou liderança e resiliência excepcionais diante de desafios extraordinários, mantendo e reconstruindo suas operações, ao mesmo tempo em que continua a atender o público em todo o país", destacou Laura Houlgatte, CEO da União Internacional de Cinemas (Unic).
 
Em entrevista recente ao Box Office Pro, Romanchuk afirmou que a guerra remodelou o público ucraniano, que anteriormente era semelhante aos demais no contexto europeu, com dominância de blockbusters de Hollywood e interesse crescente por formatos premium. "O cenário hoje é completamente diferente. Cerca de seis milhões de ucranianos deixaram o país, em sua maioria mulheres com filhos, que antes constituíam o núcleo do público, predominantemente familiar e feminino. Muitos homens estão mobilizados. Para nós, isso não é uma estatística abstrata. É uma mudança concreta visível em nossas exibições: uma parcela claramente maior de filmes de terror para jovens adultos e ação está tendo um ótimo desempenho, e o drama e o cinema de arte estão ganhando vida própria", analisou o executivo. 
 
Segundo ele, o público ficou mais jovem e mais intencional, o que muda desde as decisões de programação até a forma como se projeta o ritmo emocional de cada interação dentro das salas.Antes do início da guerra, por exemplo, a produção local representava cerca de 5% da bilheteria, e no final de 2026 o número já havia subido para 16%. Acompanhando essa mudança no perfil do público, a Multiplex foi a primeira rede no país a introduzir o IMAX com Laser, o ScreenX e salas boutique com 20 a 40 lugares.
 
Por fim, o executivo afirmou que a rede não permite que o contexto da guerra dite uma pausa nos investimentos da empresa, e neste ano há um planejamento para construir oito novos cinemas, incluindo o formato boutique, e concluir a reconstrução completa de seis unidades já existentes em um dos programas de investimento mais ambiciosos da história da Multiplex. 
 
*Com informações de Box Office Pro




Compartilhe:

  • 0 medalha