Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

12 Abril 2016 | Vanessa Vieira

Mercado europeu tem mais de 20% da bilheteria mundial

Região tem 54 telas para cada milhão de habitantes segundo painel da UNIC na CinemaCon

Compartilhe:

Jan Runge abre o Dia Internacional na CinemaCon. (Foto: CinemaCon 2016)

Nesta segunda-feira (11), o primeiro dia da CinemaCon 2016 começou com a programação do Dia Internacional que abriu com uma palestra da UNIC – International Union of Cinemas, que representada 36 territórios do continente europeu.

Publicidade fechar X

Na apresentação, Jan Runge, CEO da entidade, falou sobre como o cinema é um componente essencial na economia europeia, na qual tem influência social e impacto econômico, além de empregar mais de 7 milhões de pessoas. De acordo com o executivo, 1,2 bilhão de europeus frequentaram os cinemas em 2015.

Dos 36 territórios representados pela UNIC, a Irlanda é o país com mais visitas ao cinema por pessoa, com média de 3,3 idas ao ano, seguido pela França, com 3,1, e Espanha, com 2 visitas anuais.

Com um mercado de cinema consolidado, a Europa conta com 54 telas para cada milhão de cidadãos, sendo que 95% do seu circuito exibidor está digitalizado e países como a Dinamarca já possuem circuito totalmente digital. A Noruega, por sua vez, é o país com mais telas por milhão de habitantes: são 87 salas por milhão. Em seguida, vem o Reino Unido, com 64 telas por milhão de pessoas.

Segundo Runge, a região também tem produção cinematográfica bem estabelecida que ocupa hoje 33% do Market Share global contra 63% dos Estados Unidos e 3% do restante do mundo. Somente em 2015, mais de 1.700 filmes foram produzidos na Europa. Os países dentre os representados pela UNIC que mais produziram longas foram a Turquia, com 58% do conteúdo produzido pela Europa, e França, com 44%.

Atualmente a Europa tem 24% da bilheteria mundial, o restante é dividido com 27% dos Estados Unidos e 48% das outras regiões do globo. Assim, para Jan Runge, o cinema na Europa mantém sua importância para a saúde da atividade cinematográfica em todo o mundo.

O executivo apontou também que o mercado europeu tem apresentado um crescimento orgânico, visto sua consolidação, mas que, mesmo assim, 2015 foi um ano excepcionalmente forte para a região. Tanto que, de 2014 para 2015, a Europa viu sua bilheteria aumentar 9,6% em arrecadação, somando € 8,5 bilhões, enquanto a quantidade de ingressos vendidos cresceu 6%. Os países que mais receberam espectadores em seus cinemas foram a França, com 206 milhões de admissões, e a Rússia, com 176 milhões.

O relatório anual da UNIC está disponível online em inglês, assim como material recente de divulgação de dados do mercado europeu de cinema, também em inglês.

Fique por dentro de todas as novidades do primeiro dia da convenção e confira a programação de hoje (12).

Aproveite e confira a cobertura completa do segundo e do terceiro dia da convenção.

Compartilhe:

  • 0 medalha