Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Argentina

09 Junho 2016 | Verônica Domingues

Um terço dos filmes argentinos de 2016 foram coproduções

Juntos, levaram mais de 1,5 milhão de espectadores aos cinemas

Compartilhe:

"El Hilo Rojo" levou mais de 607 mil espectadores aos cinemas argentinos (Foto: Disney)

Ao longo do primeiro semestre de 2016, entre o dia 1º de janeiro e 2 de junho, 70 longas-metragens locais estrearam na Argentina, dos quais 23 eram coproduções (33%). Juntos, esses filmes garantiram um público superior a 1,5 milhão de espectadores, correspondendo a 38% dos ingressos vendidos para o cinema argentino no período.

Publicidade fechar X

Essas coproduções têm um perfil bastante heterogêneo. Apenas quatro delas superaram a marca dos 100 mil espectadores: El Hilo Rojo (Argentina/Chile), 607 mil; Cien Años de Perdón (Argentina, Espanha e França), 348 mil; Kóblic, 294 mil, e Al Final del Túnel, 257 mil as últimas realizadas em conjunto com a Espanha.

Os outros longas do top 10 foram o indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, O Abraço da Serpente (Argentina/Colômbia/Venezuela), 27 mil; Tiempo Muerto (Argentina/Colômbia), 4,9 mil; Blue Lips (Argentina/Brasil/Espanha/Estados Unidos/Itália), 2,6 mil; Guaraní (Argentina/Paraguai), 2,3 mil; Magallanes (Argentina/Espanha/Peru), 2,1 mil, e Juana a las 12 (Argentina/Áustria), 1,9 mil.

Nesse cenário, a Espanha é uma importante parceira da Argentina, desde 1997. De fato, na última década, grandes sucessos argentinos foram coproduções entre os dois países, como Relatos Selvagens, O Clã, Um Time Show de Bola, Elefante Branco, Atraco e o vencedor do Oscar O Segredos dos Seus Olhos. A nação europeia também financia filmes argentinos mais ambiciosos, como Kóblic, cujo investimento espanhol chegou a 50% do total.

Entretanto, o país sul-americano também se aproxima de outros territórios da América Latina. Este ano, o Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales – INCAA (Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais, em tradução livre) recebeu uma distinção durante a entrega do Prêmio Platino por ser considerado o maior coprodutor da região.

As coproduções parecem ser uma tendência na América Latina, com diversos editais sendo lançados periodicamente.

Compartilhe:

  • 0 medalha