Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

18 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Distribuidora chinesa entrará no setor de exibição

Alibaba Pictures é braço cinematográfico de gigante de e-commerce

Compartilhe:

(Foto: Alibaba Pictures)

A Alibaba Pictures Group – APG, distribuidora que é braço cinematográfico da gigante chinesa do setor de e-commerce Alibaba, anunciou que investirá em marca própria de rede de cinemas.



A quantidade inicial de salas, nome da marca de cinema ou data para primeira inauguração ainda não foram confirmados, mas espera-se que a grande cidade interiorana de Chongqing receba um dos primeiros cinemas da nova exibidora devido ao seu potencial de mercado.

O movimento voltado à exibição não é novo para a distribuidora que, em maio deste ano, investiu US$ 154 milhões na Dadi Cinema, uma das três maiores redes chinesas. Na ocasião da parceria, Zhang Qiang, CEO da APG, declarou que os cinemas são parte fundamental das operações da distribuidora.

A expansão do número de salas do país, inclusive, ainda está em alta mesmo após os últimos meses terem apresentado um crescimento mais moderado ou até baixa de bilheteria em relação a 2015. A Wanda Cinema, a maior exibidora local, por exemplo, assinou grandes contratos neste mês com a IMAX, que deve instalar mais 150 salas no formato, e a RealD.

Em julho último, a APG fechou acordo de participação de fundo de investimento gerido pela Gopher Asset Management, empresa chinesa de gestão financeira com ações listadas na Bolsa de Valores de New York (EUA). O fundo é de cerca de US$ 300 milhões e tem a participação de outra distribuidora chinesa, a Perfect World Pictures. A expectativa é que parte desse investimento ajude a Alibaba Pictures na empreitada de abrir uma nova marca de cinema.

No mundo, outras distribuidoras e empresas ligadas ao audiovisual também têm planejado abrir novas redes de exibição como a sul-coreana New Entertainment World e a francesa Vivendi.

Compartilhe:

  • 0 medalha