Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Ásia

17 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

China tem queda de bilheteria em julho e novo investimento em estúdio dos EUA

STX Entertainment receberá apoio financeiro das chinesas Tencent e PCCW

Compartilhe:

(Foto: ShutterStock)

Julho é conhecidamente um mês de altas bilheterias tanto pelas férias escolares de boa parte do mundo acontecerem nesse período quanto pelos lançamentos do “verão norte-americano”. Na China, o mês teve uma arrecadação com venda de ingressos 15% menor do que o do ano passado segundo a Ent Group, empresa analista de bilheteria local.

Publicidade fechar X

Ainda de acordo com a companhia, o país registrou também em julho o menor tíquete médio em cinco anos, o que teria influenciado no baixo resultado do mês, assim como a desaceleração econômica do país. A Ent ainda apontou que o baixo desempenho de julho deste ano, também foi consequência da alta censura a filmes como Esquadrão Suicida, que provavelmente não será exibido no país. Pensando no último semestre, o crescimento da bilheteria chinesa tem mantido um crescimento mais moderado, bem diferente dos aumentos astronômicos de 2015, quando cresceu praticamente 50%.

Apesar dos conteúdos norte-americanos terem altas e baixas de presença Market Share chinês, que cada vez mais conta com grandes sucessos locais, os longas de Hollywood ainda são essenciais para as bilheterias do país. Com isso em mente, empresas chinesas têm investido cada vez mais em estúdios estadunidenses tanto para produções hollywoodianas quanto para que eles atuem como coprodutores de títulos chineses.

Um exemplo recente é a divulgação de que a gigante de tecnologia Tencent e o conglomerado midiático PCCW, ambos da China, farão parte dos próximos grupos de investimento que direcionarão fundos para o estúdio STX Entertainment, que inclusive apresentou seu line-up na CinemaCon pela primeira vez neste ano. A STX já tem alguns sucessos lucrativos no mundo como Perfeita É a Mãe, que custou US$ 20 milhões e já arrecadou US$ 86 milhões de bilheteria mundial.

Os valores a serem investidos ainda não foram anunciados, mas um dos acordos prevê que a PCCW passará a contar com o estúdio como coprodutor de alguns produtos audiovisuais.

Além disso, a aproximação da STX com a China já começou a mostrar resultados com a confirmação de que The Irishman, longa dirigido por Martin Scorsese, chegará às telonas da China após acordo do estúdio junto à distribuidora local Media Asia. A STX detém parte dos direitos internacionais do filme que, nos EUA, pertence à Paramount. O longa terá ainda filmagens na China em 2017 e será lançado em 2018.

Compartilhe:

  • 0 medalha