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17 Novembro 2016 | Vanessa Vieira

Expocine tem forte presença internacional e palestra de exibidora norte-americana

CEO da Alamo Drafthouse apresentou na Expocine o modelo de negócio da rede, conhecida por unir blockbuster e filmes independentes em sua programação

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(Foto: Expocine)

A Expocine 2016, convenção brasileira dedicada aos mercados de exibição e distribuição de cinema, teve hoje (17) sua segunda manhã de palestras e debates com alta presença de participantes internacionais de países como Argentina, Colômbia e Estados Unidos, além do Brasil.

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Realizado em São Paulo (SP), o evento começou o dia com a palestra de Tim League, CEO e fundador da Alamo Drafthouse Cinema, exibidora norte-americana conhecida tanto pela programação que equilibra blockbuster e filmes independentes quanto por oferecer opções diferenciadas de alimentos e bebidas, contar com ambiente e arquiteturas próprios e ainda ter uma distribuidora independente, a Darthouse Films. Segundo League, a rede foi criada em Austin, Texas, e hoje, com cerca de 20 anos, já tem 25 cinemas e 182 telas – incluindo sua mais recente inauguração na cidade de Nova York, EUA.

A Alamo recebe mensalmente 900 mil espectadores no país, tem cinemas menores do que muitos megaplexes dos EUA e tem uma alta média de arrecadação por tela, cerca de US$ 997,4 mil por mês. Para o executivo, a missão da exibidora é entregar experiências incríveis aos espectadores que os deixem com vontade de voltar. A programação diversificada é uma das formas da rede buscar essas experiências, tanto que 8% de suas receitas vêm da exibição de conteúdos alternativos como peças de teatro e ópera, enquanto 15% vêm da bilheteria de filmes independentes.

League também mostrou a planta de uma de suas unidades, apontando onde tirou uma grande sala para dividi-la em um bar e uma minissala de cinema. Essa pequena sala, inclusive, foi destacada pelo executivo como um meio da rede continuar a apoiar o cinema independente, cuja estratégia de lançamento nem sempre está de acordo com a capacidade de grandes salas. Ele explicou também que a minissala ainda por cima é uma infraestrutura mais econômica, que demanda apenas uma saída, por exemplo, além de garantir mais diversidade à programação do complexo. No entanto, League não considera a Alamo Drafthouse um cinema “de arte”, para ele a rede tem um pé no blockbuster e outro no conteúdo “de arte”.

Quanto ao bar, não se trata de um local genérico, mas sim de um espaço específico, desenhado e tematizado de acordo com a localidade do cinema – tornando cada bar em cada complexo único. Apesar de todos terem um menu comum, ele pode ser adequado para eventos locais ou até ser tematizado de acordo com lançamentos. Os alimentos e bebidas são parte essencial da marca Alamo, que é uma das poucas redes que servem bebidas alcoólicas nos Estados Unidos. Tim League apontou o caso do aumento de cervejarias no país e exemplificou com a marca de cerveja Everybody Wants Some, que é comercializada nos cinemas da companhia.

Outro ponto de receita para a Alamo destacado por League é o merchandising, ou seja, a criação e venda de produtos inspirados em determinada marca. O executivo contou que esses itens geralmente acompanham algum tipo de evento ou lançamento e têm venda por tempo limitado. Além disso, a rede ainda aposta na realização de exibições fora do ambiente cinema, como a apresentação especial de Tubarão ao ar livre, na qual os espectadores assistiram ao filme em boias na água e puderam comprar itens de merchandising. “Essa é uma forma maravilhosa de promover o nome da rede fora do cinema”, comentou.

A publicidade online também recebe bastante atenção da Alamo, tanto que a maior parte dos ingressos da rede são vendidos online. “Adoro publicidade online porque podemos mensurar”, brincou o executivo que contou que o site da companhia recebe 1,5 milhão de visitantes por mês, sendo que, desses, 54% são jovens de 18 a 34 anos.

Tim League finalizou declarando que o cinema não vai acabar. “Sempre terá um momento em que as pessoas vão querer sair de casa e nós [exibidores] não vamos a lugar algum”. O executivo e sua esposa e sócia, Karrie League, ainda aproveitaram a vinda para o Brasil para visitar a O2 Play e a O2 Pós.

A Expocine 2016 segue com programação até esta sexta-feira (18).

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Veja também a cobertura completa do primeiro e terceiro dias da Expocine 2016.

Confira as fotos do segundo dia.

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