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25 Janeiro 2017 | Vanessa Vieira

A internet como meio para conquistar o público

Pesquisa da comScore aponta crescimento de usuários multiplataformas, especialmente em relação ao setor de entretenimento

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(Foto: VentureBeat)

Para todos os setores da economia atual, a internet é um instrumento de trabalho importante, porém, para o segmento ligado ao entretenimento essa relevância se dá, entre outros motivos, por esse ser um meio de aproximar produtos e consumidores. Com o mercado de cinema não é diferente. Cada vez mais as distribuidoras investem na mídia online para divulgar seus lançamentos e os exibidores aproveitam a web para se aproximarem do espectador.

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Porém, para manter uma estratégia online assertiva é preciso conhecer o público e as tendências desse meio. A comScore, por exemplo, divulgou uma pesquisa com foco no comportamento dos usuários de internet de mais de 40 países, chamada “Global Digital Future in Focus” (Futuro Digital Global em Foco, em tradução livre).

Entre os principais dados levantados pela companhia, estão o crescimento do usuário multiplataforma ou multitela, a queda de engajamento do público jovem com propagandas e a interação entre mobile e computador, que têm somado audiência e tempo dos usuários em vez de canibalizar um ao outro. Um exemplo desta interação, segundo o estudo, ocorre no Brasil, onde os minutos de utilização de internet cresceram 286% graças a uma explosão do mobile e a um crescimento mais moderado do desktop ou notebook. No Reino Unido o aumento foi de 186%, enquanto no Canadá foi de 134%.

O país que mais teve crescimento dos usuários de mobile de acordo com dados coletados em outubro último foi a Espanha (37%), seguida pelo Brasil (29%) e o Japão (25%). Além do Brasil, a Argentina (12%) também representa a América Latina com o quinto lugar nesse ranking, logo atrás da China (22%).

Apesar do claro aumento do mobile, a comScore aponta que o computador não sustenta uma imagem de obsoleto, até porque, principalmente em regiões como a América Latina (crescimento de 11%) e a Ásia (que representa quase 50% dos usuários de desktop/notebook), o seu uso tem aumentado, especialmente dentro dos horários de trabalho. Além disso, o computador é especialmente utilizado pelos usuários com mais de 45 anos e em países como o Brasil, que foi bastante citado na pesquisa, é a mídia mais utilizada para acessar conteúdo ligado a entretenimento (64%). Quem menos usa esse meio são os jovens com idade entre 15 e 24 anos, enquanto a faixa etária de 25 a 34 anos é a mais multiplataforma de todas as gerações.

No entanto, apesar de cada idade ter uma tendência definida, a maioria dos usuários ainda é multitela, com destaque para os indivíduos de 25 a 54 anos. O assunto considerado mais multiplataforma pela comScore é o entretenimento, o que já traz um direcionamento para mercados como os de exibição e distribuição cinematográficas. Esses setores também devem se atentar que os mais jovens, por sua vez, são os mais propensos a priorizar quase completamente o mobile, no qual os reis são os aplicativos.

Nos EUA, 87% do tempo gasto em mobile é para utilização de apps com destaque para o Facebook (79%), no Brasil e na Espanha o número chega a 90%, sendo que no país latino-americano o principal app é o WhatsApp (85%). Os Estados Unidos, aliás, são o país com usuários que mais baixam aplicativos, com média de um por mês.

Esse público que está na adolescência ou saindo dela também são os que mais veem vídeos na web, porém são os que preferem conteúdos curtos e também a faixa etária que menos assiste vídeos tradicionais de propaganda. A comScore aponta, inclusive, que esse cenário ainda “esconde” oportunidades a serem aproveitadas pelo mercado.

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