Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estados Unidos

31 Janeiro 2017 | Vanessa Vieira

Festival de Sundance 2017 teve ciberataque e aquisição de conteúdo para serviços de streaming

Netflix e Amazon continuaram como as principais compradoras de conteúdos no evento

Compartilhe:

(Foto: Divulgação | Sundance)

Neste domingo (29), terminou o Festival de Sundance 2017 (Sundance Film Festival), realizado desde 19 de janeiro em Park City, no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Foram exibidas 113 obras no evento.



Como em sua edição de 2016, o festival continua como vitrine para o cinema independente, principalmente o norte-americano, e foi marcado pela compra de conteúdo, liderada pela Netflix e pela Amazon. Entre os principais títulos adquiridos, a Netflix comprou o drama Mudbound, fora outros seis filmes, e a Amazon a comédia The Big Sick e o longa Crown Heights. O evento ainda contou com diversos materiais similares a documentários, porém em realidade virtual.

Durante o festival, uma das polêmicas foi o ciberataque sofrido pelo encontro, que forçou sua bilheteria a fechar durante 40 minutos em 21 de janeiro (sábado), porém as sessões não foram alteradas pelo crime. O ataque está sob investigação do FBI.

Representatividade e prêmios

A América Latina esteve representada pela presença do brasileiro Não Devore meu Coração! (que concorreu aos prêmios para filmes estrangeiros), o chileno Vida de Familia, o mexicano Sueño en otro Idioma e, pela primeira vez vindo da República Dominicana, Carpinteros. O longa brasileiro, por exemplo, recebeu apoio da ANCINE para ir ao festival, mas não ganhou prêmios nesta edição. Ainda sobre brasileiros, o cineasta Fernando Coimbra, de O Lobo Atrás da Porta, foi premiado pelo projeto do thriller Os Enforcados.

Os principais vencedores de Sundance foram a ficção I Don’t Feel at Home in this World Anymore e o documentário Dina, ambos norte-americanos. Dos filmes estrangeiros, os vencedores dos maiores prêmios foram a ficção The Nile Hilton Incident e o documentário Last Men in AleppoCall me By Your Name, da RT Features, também ganhou prêmio do público de Melhor Filme de Ficção. [Atualizada em 02/02/2017, às 12h40]

Compartilhe:

  • 0 medalha