Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

31 Janeiro 2017 | Fernanda Mendes

Mostra de Cinema Tiradentes completa 20 anos com novidades e inaugurações

A edição de 2017 do evento prestou homenagem a dois nomes femininos do cinema brasileiro

Compartilhe:

Leandra Leal e Helena Ignez recebem a homenagem da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Foto: Divulgação | Universo Produção)

A 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das principais plataformas de lançamento da produção audiovisual independente no Brasil, aconteceu entre os dias 20 e 28 de janeiro e reuniu diretores, produtores, atores, autoridades e demais representantes do setor.

Publicidade fechar X

O evento que contou com a projeção de 108 filmes brasileiros, atraiu cerca de 35 mil pessoas e promoveu também o 20º Seminário do Cinema Brasileiro, com diversos debates a respeito do mercado audiovisual.

Ainda, durante a programação, também foram oferecidas 10 oficinas de capacitação e a Mostrinha de Cinema, com atrações para o público infanto-juvenil.

Dentre os homenageados, Juliana Antunes, diretora de Baronesa, ganhou o Troféu Barroco, dado pelo Júri da Crítica. Ainda, o Prêmio Helena Ignez, foi dedicado a Fernanda de Sena, diretora de fotografia do filme.

Na Mostra Foco, o Júri da Crítica escolheu o curta-metragem Vando Vulgo Vedita, filme do Ceará dirigido por Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. Ele também levou o Prêmio Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil.

Na Mostra Olhos Livres, o Júri Jovem premiou a produção maranhense Lamparina da Aurora, de Frederico Machado. Pelo Júri Popular, os ganhadores foram o curta Procura-se Irenice, de Marcos Escrivão e Thiago B. Mendonça, e o longa Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga.

Ainda, o evento prestou homenagens a duas mulheres do cinema brasileiro: as atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, que tiveram sua trajetória resgatada em debates e filmes.

Entre as ações comemorativas dos 20 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes inaugurou os bate-papos com a equipe dos longas-metragens exibidos no Cine BNDES na Praça, logo após as sessões. Outra novidade foi a abertura da Casa da Mostra, que funcionará como um centro de formação e capacitação do setor audiovisual e que permanecerá aberta para visitação pública.

Compartilhe:

  • 0 medalha