Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Janelas

07 Junho 2017 | Vanessa Vieira

Filme da Netflix tem exibição negada em 93% das salas de cinema da Coreia do Sul

As três maiores exibidoras do país se recusaram a exibir o longa com lançamento simultâneo em cinemas e online

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

Após a polêmica no Festival de Cannes 2017 quanto a dois filmes da Netflix estarem na Mostra Oficial sem lançamento previsto nos cinemas franceses, agora um desses longas, Okja, também é alvo de críticas de exibidores sul-coreanos.

Publicidade fechar X

Apesar de ser uma produção local, a janela de lançamento simultâneo prevista pela Netflix (cinema e online) não foi bem recebida. Por isso, as três maiores redes do país – CJ CGV, Lotte Cinema e Megabox – se negaram a exibir o filme, o que significa que ele não chegará a 93% das salas de cinema sul-coreanas. As empresas representam 39%, 31% e 23% do mercado local.

A decisão foi tomada primeiramente pela maior cadeia, CJ CGV, que declarou em comunicado oficial considerar a janela exclusiva para os cinemas uma importante prática de negócios na Coreia do Sul. Para a empresa, mudar isso seria “perturbar o ecossistema de distribuição”.

Okja tem orçamento estimado em US$ 60 milhões, é distribuído localmente pela Next Entertainment World e tem data de estreia simultânea nos cinemas e na plataforma em 29 de junho. A distribuidora ainda busca meios para que o filme chegue a algumas telonas em seu lançamento. O longa terá também uma première para a imprensa na próxima segunda-feira (12) no cinema independente Daehan Cinema.

Além da Coreia do Sul, Okja pode enfrentar dificuldades na China, cujo governo não permitiu ainda que a Netflix entre no país. Dessa maneira, a empresa atua por meio de uma parceria de programação parcial junto à plataforma de VOD local iQiyi. Ainda não foi informado se os cinemas aceitarão a proposta de lançamento simultâneo, mas historicamente os exibidores têm se posicionado contra essa janela. [Atualizado em 08/06/2017, às 13h30]

Compartilhe:

  • 0 medalha