Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

28 Novembro 2017 | Vanessa Vieira

Brasil se aproximará da marca de 600 shoppings no País em 2018

Atualmente, existem mais de 560 empreendimentos, sendo que oito foram inaugurados neste ano

Compartilhe:

(Foto: PDV News)

Atualmente não há quem vá a um shopping e não saiba que provavelmente lá terá um cinema, isso graças à relação de dependência que os empreendimentos têm no mercado brasileiro. Assim, quando, entre 2014 e 2016, o setor de centros de compras enfrentou uma redução gradual das inaugurações, o mercado exibidor foi impactado. Mas novidades prometem animar os empresários do setor.



Em comparação com as cerca de 20 aberturas de shoppings de 2016, este ano pode ficar um pouco abaixo do esperado, com oito inaugurações realizadas e outras quatro ainda por abrir. Mas para 2018 as expectativas são ainda maiores segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, que espera 23 novos centros de compras segundo matéria do jornal Valor Econômico.

Assim, hoje o Brasil conta com 565 shoppings abertos, devendo terminar 2017 com 569 empreendimentos e fechar 2018 com 592, aproximando-se da marca de 600 centros de compras.

Já entre o subgrupo dos outlets, que recentemente tem adotado iniciativas ligadas ao entretenimento como a abertura de cinemas, a Abrasce divulgou em sua página oficial no Facebook a expectativa de abertura de 16 empreendimentos até 2019. Ainda, de acordo com dados da entidade em seu site oficial, com data de agosto deste ano, hoje existem 2.725 salas de cinema dentro de shoppings.

Outro dado passado pela entidade é que o mercado de shoppings deve fechar 2017 em alta de 7%, 2,5% a mais do que o fechamento de 2016, que acabou com aumento de apenas 4,5% e arrecadação de R$ 157,9 bilhões. O desempenho é considerado positivo, especialmente quando comparado ao do setor de varejo, que tem sofrido mais com a crise. Em parte, os shoppings acabam com números melhores por não dependerem somente do varejo, contando com opções de entretenimento como o cinema, marcas de alimentação, entre outras ofertas.

As expectativas da Abrasce para o faturamento de 2018 também são positivas, já que a entidade espera que os números do ano que vem sejam melhores dos que o de 2017 graças aos novos shoppings e à retomada gradual da economia do País.

Compartilhe:

  • 0 medalha