Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oriente Médio

05 Abril 2018 | Fernanda Mendes

AMC abrirá primeiro complexo da Arábia Saudita com a exibição de "Pantera Negra"

O primeiro cinema do país será inaugurado em 18 de abril

Compartilhe:

Cena de "Pantera Negra", primeiro filme que será exibido no país após 35 anos (Foto: Disney | Marvel)

Como já anunciado em dezembro de 2017, a Arábia Saudita está preparada para reabrir o mercado cinematográfico após 35 anos. De acordo com um anúncio oficial divulgado nesta quarta-feira, dia 4, a rede norte-americana AMC recebeu a licença para operar o primeiro cinema no país.

Publicidade fechar X

O complexo será inaugurado no dia 18 de abril na cidade de Riyadh e especula-se que haverá capacidade para 600 espectadores. Segundo a Variety, a maior exibidora do mundo espera abrir mais 40 unidades no país em cinco anos e até 2030 planeja operar 100 complexos. “Nós estamos encorajados com o profissionalismo e graciosidade que recebemos do Ministério da Cultura e Informação, do Fundo Público de Investimentos e de cada instituição saudita que nós entramos em contato”, contou Adam Aron, presidente da AMC.

Com 32 milhões de habitantes, sendo a maioria com menos de 30 anos, é esperado que a Arábia Saudita se torne um dos maiores mercados de cinema do mundo com renda de US$ 1 bilhão por ano. Segundo planejamento do governo o país poderá ter cerca de 350 complexos e 2.500 telas até 2030, sendo que outras redes de cinema já estão construindo complexos na região como a iPic, Vue, CJ CGV, Cinépolis, Empire, Vox Cinemas e Cinemacity.

Programação

Por meio de um acordo com a Italian Film, a Disney irá lançar o sucesso mundial Pantera Negra com direito a evento de gala. Segundo o The Hollywood Reporter, o filme será o primeiro título exibido no novo complexo da AMC e, consequentemente, a primeira sessão pública do país após 35 anos.

Após ficar em cartaz por cinco dias no complexo de Riyadh, o filme dará lugar a exibição de Vingadores: Guerra Infinita, que será lançado em 26 de abril.

Negócios

Como parte da reabertura do mercado cinematográfico na Arábia Saudita, a IQPC Middle East organizará a quarta edição do fórum Theme Parks & Entertainment Development com foco no networking entre os fornecedores de soluções e serviços e as novas exibidoras que chegarão ao país. O evento acontecerá em Dubai entre os dias 7 e 9 de maio, e contará também com painéis para debater as melhores formas de atrair esses novos consumidores de entretenimento na Arábia Saudita.

Dentre os participantes do evento estarão a AMC, VOX Cinemas, Vue Cinema, Barco, Christie, Cinépolis, Cine Tech, Cinemeccanica, Bardan, Ymagis Group/CinemaNext, e outros.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha