24 Julho 2019 | Fernanda Mendes
Perfil: Diretor de Operações da Cinépolis relembra sua trajetória no mercado
Pablo Billard começou como atendente da Blockbuster e hoje está há mais de 10 anos comandando as operações da Cinépolis no Brasil
Há mais de 13 anos na Cinépolis, Pablo Billard já viu muita coisa evoluir na indústria do cinema. E não foi somente durante a sua trajetória dentro da exibidora. O atual diretor de operações da rede no Brasil começou no mercado de trabalho como atendente de uma loja da Blockbuster no Panamá em 1998, com 18 anos. A partir daí a sua guinada foi algo natural, passando para gerente da loja, depois gerente de operações, marketing e compras para as 22 lojas do país.
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Com 24 anos em 2004, Billard foi convidado pela Cinépolis para ser o gerente do primeiro cinema que abririam no Panamá. “No entanto, por não terem um escritório no Panamá, eu tinha que além das tarefas de um gerente de cinema, fazer o pagamento as distribuidoras, negociar parcerias, mídia em tela, fazer o pagamento de folha etc. Sendo assim o responsável da Cinépolis no Panamá”, relembra.
Após algumas experiências em outros mercados, como gerente de operações da Nike na América Central, Billard voltou à Cinépolis em 2010, desta vez para ajudar a rede a iniciar suas operações no Brasil. “Estou envolvido com a sétima arte há tanto tempo e ainda continuo com a mesma emoção quando vai estrear um filme novo, pois consigo ver a reação das pessoas de alegria e me sinto parte dessa experiência”.
Mas, nem tudo foram flores. O executivo conta que a chegada no Brasil não foi nada fácil, afinal foi necessário construir uma operação do zero, com treinamentos de equipe e implementar a cultura da Cinépolis. “Foi bem desafiador, ainda lembro do primeiro ano, indo de uma cidade a outra abrir cinemas e montando os processos e bases que até hoje nos ajudam a chegar onde a empresa está no Brasil”.
Hoje a exibidora opera 55 cinemas em todo o Brasil com 411 salas, e é a maior no segmento de salas VIP, sendo também a pioneira na implementação da tecnologia 4DX, e tendo seu complexo no shopping JK Iguatemi (São Paulo) eleito por três anos (2015,2017 e 2018) o melhor cinema da cidade pelo Guia da Folha.
Como diretor de operações na exibidora, o trabalho de Billard envolve a garantia da satisfação do cliente por meio da gestão dos funcionários, otimização dos recursos e definição de metas. Além disso, o executivo também cuida do departamento de manutenção e apoia os departamentos que eram geridos por Paulo Pereira, ex-diretor comercial e de marketing que saiu da exibidora em maio.
“Aproveito para aprender um pouco mais e também quero aproximar ainda mais as áreas, colocando sempre o cliente como foco. Estamos ajustando alguns processos e tentando deixar a equipe em maior sintonia para continuar conseguindo excelentes resultados”, reforça.
Aliás, Billard também anunciou que decidiram abrir a posição que ocupada por Pereira e que em breve o mercado saberá quem o substituirá.
Janelas de exibição
O momento atual do mercado é de adaptação, na visão do executivo. Por já ter trabalhado durante o boom do VHS e DVD, e há muito tempo estar do lado do exibidor, o executivo acredita que todas as janelas podem coexistir, respeitando uma a outra.
Aliás, para ele, o mercado só tende a melhorar, pois agora com o surgimento de outros streamings como o Disney+ e o HBO Max, a tendência é o mercado ficar cada vez mais equilibrado, com uma concorrência sadia.
“Para quem já montou películas de 35 mm, passou por VHS/DVD e pela montagem de salas THX, Imax, Macro XE e 4DX, não vejo outro futuro para o cinema do que continuar a se modernizar, a trazer novas experiências para os clientes e fazer que a ida ao cinema continue sendo mágica”, conclui.
Billard finaliza dando um recado ao mercado: “Quero agradecer a todos pelo apoio que tenho já há quase 10 anos aqui no Brasil e espero continuar junto ao mercado fazendo história junto à Cinépolis”.
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