Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Discussão

25 Julho 2019 | Thais Lemos

Unic se pronuncia sobre filmes de streaming em festivais de cinema

Comunicado foi emitido após divulgação da seleção do Festival Internacional de Cinema de Veneza

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A União Internacional de Cinema (Unic), que representa associações do setor e os principais operadores de 38 países da Europa, emitiu um comunicado oficial que pede que filmes selecionados para competir nos principais festivais e premiações, sejam lançados nos cinemas.

Publicidade fechar X

O anúncio veio após o Festival Internacional de Cinema de Veneza incluir os filmes da Netflix, The Laundromat e Marriage Story (ainda sem nomes confirmados em português), em sua seleção oficial. Os exibidores esperam que os títulos sejam lançados nas telonas com estratégias próprias.

“A inclusão de filmes em festivais e premiações estão ao alcance de todos, e não apenas dos assinantes da plataforma de streaming, beneficiando o público como um todo. Os filmes que estão disponíveis somente nessas plataformas ou recebem apenas um lançamento ‘técnico’ limitado nos cinemas, tornam as premiações apenas em uma ferramenta de marketing pela qual a maior parte do público em potencial não tem acesso a um grande conteúdo”, diz trecho do comunicado da Unic.

O Festival Internacional de Cinema de Veneza acontece entre os dias 28 de agosto a 7 de setembro, e também conta com Ad Astra e Wasp Network, da produtora nacional de Rodrigo Teixeira, RT Features, na seleção principal.

Histórico

A discussão teve início no ano passado, quando Roma chamou a atenção por ser um filme de streaming a concorrer em grandes festivais e ganhar os principais prêmios. No entanto, o longa estreou três semanas antes em alguns cinemas pelo mundo antes de chegar a Netflix. No Brasil, o longa de Afonso Cuarón contou com sessões gratuitas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

  • 0 medalha