Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

06 Agosto 2019 | Renata Vomero

China se torna o maior mercado para o cinema europeu

País tem 37% do público internacional para filmes do continente

Compartilhe:

(Foto: Diamond)

Segundo um estudo divulgado pelo Observatório do Audiovisual Europeu, a China se tornou o maior mercado de exportação para o cinema europeu em termos de vendas de ingressos em 2018. A pesquisa revelou que 37% dos tickets vendidos de filmes europeus fora da Europa eram da China. Esse posto sempre foi assumido pela América do Norte, que agora teve queda de 28% de venda de ingressos, diminuindo de 29,8 milhões, para 27,1 milhões. A América Latina contabilizou 24% do público para os filmes do antigo continente.

Publicidade fechar X

O Observatório Europeu afirmou que essa mudança é um reflexo do que vem acontecido na China, que tem visto um crescimento em seu mercado ao mesmo tempo que os Estados Unidos estão sofrendo uma queda em venda de ingressos.

“Isso aconteceu apesar do fato de a China ainda se manter um pouco fechada para o mercado europeu, tendo menos de 30 lançamentos no ano e ainda não se mostra com abertura total para os filmes da região europeia”, comentaram os autores do relatório.

Ainda assim, em termos de arrecadação, a América do Norte se mantém como a região de maior importância para o mercado europeu, contabilizando bilheteria de 42% para os filmes do continente.

O filme europeu que mais se destacou globalmente foi Valerian E A Cidade dos Mil Planetas (Diamond), de Luc Bresson, que fez bilheteria de mais de US$225 milhões. Filmes franceses e britânicos foram os mais populares fora desses países, seguidos pelos Espanhóis, Russos e Alemães. As informações são da Variety.

Compartilhe:

  • 0 medalha