Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

07 Outubro 2015 | Fábio Gomes

LATC lança livro no Festival do Rio

Publicação reúne texto de críticos de todo o país

Compartilhe:

(Foto: LATC)

O Festival do Rio apresenta diversas novidades ao mercado de cinema, promovendo a estreia de filmes, debates e, também, o lançamento de diferentes publicações. Na última segunda-feira (05), foi lançado o livro O Cinema Brasileiro Hoje: Ensaios de Críticos e Especialistas de Todo o País.

Publicidade fechar X

O Américas Film Conservancy-AFC e o Latin American Training Center-LATC se juntaram para apresentar essa perspectiva nova e diversificada sobre o crescimento e a importância do audiovisual brasileiro a partir de olhares sobre o passado, o presente e as futuras direções desta indústria dinâmica.

A publicação busca encontrar um público não apenas no Brasil, mas também interessados na cinematografia nacional fora do país. Por conta disso, o livro está disponibilizado na Amazon em todo o mundo e sua impressão foi realizada em duas línguas, português e inglês.

“Dentro da política da LATC, temos duas linhas de publicações. Uma é técnica, mais sobre financiamento, editais, legislações e incentivos. A outra é mais para cinéfilos e seguidores do mundo de cinema especificamente. Essa nova publicação cai nessa segunda linha. A ideia é oferecer uma versão bilíngue, pois esses são ensaios feitos por críticos famosos no Brasil, mas o público internacional não tem acesso a esses textos. Com essa nova edição, o público de todo o mundo pode ter acesso a essas ideias”, afirma ao Portal Exibidor Steve Solot, presidente da LATC.

Com curadoria de Susana Schild, crítica de cinema do jornal O Globo, o livro é uma coletânea de artigos escritos por renomados críticos de cinema de todas as regiões do Brasil, que oferece um panorama sobre a evolução e as tendências atuais da indústria cinematográfica brasileira, mostrando sua grande diversificação.

“Ela é membro da ABRACINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e, a pedido nosso, ela fez a curadoria e a seleção dos críticos. Ela obedece critérios geográficos, pois a ideia foi tentar representar o Brasil inteiro. De forma geral, o Brasil tem várias expressões audiovisuais diferentes. Esse livro tenta retratar isso geograficamente colhendo um pouco de cada região do Brasil, pois são muitas expressões diferentes. O Nordeste tem uma expressão única em relação ao Rio Grande do Sul. Não queríamos colocar tudo na mesma panela. Por isso, de certa maneira, fala da expressão da indústria”, completa o executivo, que convidou o crítico da Variety Jay Weissberg para escrever o prefácio.  

Solot acredita que o Festival do Rio é uma grande janela de divulgação não apenas para o livro, mas para todo o cinema nacional e garante que o planejamento deste lançamento foi feito desde o ano passado. “É uma atração muito grande, está cheio de produtores estrangeiros. Isso foi planejado há tempos, desde 2014, pois levamos muito tempo para organizar os textos deste livro”, completa.

Planos e preocupações

Para o futuro, o mandatário revelou que pretende distribuir um novo livro, desta vez mais técnico, sobre a indústria audiovisual brasileira. Contudo, ao contrário deste que foi lançado em português e inglês, esse será publicado apenas na língua estrangeira. “Esse é um livro para investidores de outros países entenderem o mercado de cinema, televisão e VOD que existe no Brasil”, explica.

Apesar de cada vez mais pessoas de fora mostrarem interesse no mercado nacional e a LATC auxiliar essa busca com essas publicações, o mandatário crê que os brasileiros devem prestar mais atenção no próprio cinema, pois houve um crescimento na bilheteria neste ano, mas o espaço para o cinema nacional diminuiu.

“O bolo está crescendo, mas a fatia do bolo para o cinema nacional está diminuindo. Esse é um sinal de alerta não só para os diretores, mas também os produtores para incentivar mais a produção nacional de qualidade e aumentar essa faixa de participação do cinema nacional no bolo inteiro. O Market Share do cinema nacional está ficando menor e isso é preocupante”, finaliza.

Veja as fotos do lançamento da obra durante o Festival do Rio.

Compartilhe:

  • 0 medalha