Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Alemanha

22 Fevereiro 2016 | Vanessa Vieira

Festival de Berlim termina com foco em refugiados

Premiação máxima do 66º Berlinale vai para coprodução franco-italiana

Compartilhe:

Gianfranco Rosi recebeu Urso de Ouro de júri presidido por Meryl Streep (Foto: Axel Schmidt, AP)

Neste sábado, 20 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de entrega dos prêmios do 66º Festival de Berlim, incluindo a maior premiação: o Urso de Ouro. A edição deste ano do evento começou em 11 de fevereiro, teve programação até este domingo (21) e contou até mesmo com exibição a laser.



Mantendo seu foco político, o longa-metragem premiado com o Urso de Ouro foi Fuocoammare, um documentário de coprodução entre França e Itália dirigido por Gianfranco Rosi. A produção aborda a imigração de refugiados para a Europa, tema que se fez presente em todo o Festival.

Em outras categorias, o júri presidido por Meryl Streep concedeu troféus a filmes como Morte em Sarajevo, um longa franco-bósnio que recebeu o prêmio especial do júri, e Inhabek Hedi, uma produção da Tunísia que foi contemplada com os prêmios de ator e diretor estreantes.

Entre as 12 categorias e os 11 filmes premiados, não houve nenhum representante da América Latina, nem dos Estados Unidos. O que mostrou que o Berlinale 2016 foi bem diferente de sua edição anterior, quando exibiu 15 longas brasileiros e concedeu premiações para produções latino-americanas.

Negócios em foco

Como todos os grandes festivais internacionais de cinema, o Berlinale conta com uma área de negócios: o European Film Market – EFM. Entre os principais destaques da edição de 2016 do EFM estão a participação do Programa Cinema do Brasil, que também esteve no Berlinale 2015, e a atividade da Rússia que, vivendo um momento de enfraquecimento do mercado nacional, aproveitou a área de negócios para realizar a venda de conteúdos para vários territórios.

Outro ponto relevante do EFM 2016 foi a presença maciça de empresas ligadas ao Video On Demand – VOD, sendo a Netflix e a Amazon as mais relevantes no momento para o mercado. Apesar da força de ambas as companhias, outros serviços menores de VOD também se fizeram presentes no festival.

Compartilhe:

  • 0 medalha