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13 Março 2017 | Vanessa Vieira

Diretor da ANCINE afirma em evento que pequenos exibidores precisam de mais apoio

RioContentMarket 2017 também contou com apresentação de projeto do diretor de “Aquarius” sobre cinema de rua

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(Foto: ANCINE)

O RioContentMarket 2017 terminou na última sexta-feira (10), tendo começado na quarta-feira (08) no Rio de Janeiro (RJ). O encontro recebeu 3.700 participantes de 30 países, com pessoas também de 24 Estados brasileiros, e 269 players, 132 a mais do que em 2016.

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Além do anúncio de serviço VOD da Spcine, acordos de cooperação internacional e foco em descentralização da produção nacional, o evento também teve entre seus principais destaques a apresentação de um balanço dos 15 anos da ANCINE em painel com Manoel Rangel, diretor-presidente da agência. “Há muitas conquistas recentes do audiovisual brasileiro, mas os desafios são ainda mais complexos”, afirmou.

O executivo comentou sobre o mercado de licenças, comemorando a Lei 12.485 que beneficiou principalmente os produtores de conteúdos televisivos, e apontou que um assunto ainda em desenvolvimento é a criação de um marco regulatório para serviços de vídeo sob demanda.

No mercado cinematográfico, a expectativa de Rangel é que o setor passe a marca de 143 filmes brasileiros lançados na telona. O diretor-presidente ainda destacou que, dentro desse mercado, quem precisa de mais suporte são os pequenos exibidores, que podem ajudar o País a melhorar a média de uma sala para cada 65 mil habitantes com expansão do parque exibidor em cidades pequenas e médias.

Além do balanço, a ANCINE ainda marcou presença no RioContentMarket 2017 com painéis no tipo “Pergunta e Resposta” para tirar dúvidas dos participantes quanto a assuntos como o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e as chamadas públicas para diversas áreas dentro dos setores televisivo e cinematográfico.

Ainda falando em cinema, uma novidade anunciada no encontro foi o novo projeto de Kleber Mendonça Filho, diretor de Aquarius. O cineasta agora fará uma série televisiva sobre a história das mais importantes salas de cinema de rua, que apresentará essas telonas como “personagens” do conteúdo.

Outro assunto comentado no evento foi o vencedor do Oscar 2017 de Melhor Documentário, OJ: Made in America. O vice-presidente e produtor de conteúdo original da ESPN, John Dahl, comentou que o longa não foi feito “pensando no Oscar” e que, mesmo a ESPN tendo foco em conteúdo esportivo, o principal item buscado pela empresa são histórias que ajudem na proposta de proporcionar experiência cinematográfica, não só televisiva.

Movimento na web

As redes sociais e o comportamento online dos usuários da web foram temas da apresentação da Facebook. No painel, Eduardo Villalba, diretor regional de marketing de produto da empresa para a América Latina, afirmou que os vídeos curtos já mais de 60% do conteúdo assistido online, sendo que metade de tudo o que é consumido na web tem como principais plataformas o smartphone e o tablet. Além disso, 68% dos usuários compartilham vídeos que assistem online.

A próxima edição do RioContentMarket, em 2018, será realizada entre 7 e 9 de março.

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