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25 Outubro 2017 | Vanessa Vieira

CJ CGV se tornará a maior exibidora estrangeira na Rússia

Rede sul-coreana prevê a abertura de mais de 30 cinemas no país

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Unidade nos EUA (Foto: CJ CGV)

A CJ CGV, maior exibidora sul-coreana e quinta maior rede do mundo, anunciou sua entrada no mercado russo por meio de uma joint venture com uma empresa voltada a empreendimentos locais, o ADG Group.

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Em 2015, a companhia ganhou os contratos governamentais russos para reconstruir 39 cinemas antigos na região metropolitana de Moscou, cuja renovação começou no meio de 2016. A ideia é de que a ADG crie centros comerciais, apelidados de “Centro da Vizinhança” (em tradução livre), nos quais os cinemas sejam a principal atração. O acordo foi a maior privatização do setor local de exibição da história da Rússia, avaliado em US$ 152 milhões (9,5 bilhões de rublos, moeda local). O custo da modernização dos espaços foi estimado em torno de US$ 637 milhões.

Agora, o ADG Group entrou na joint venture chama RusCo com a CJ CGV, com 70% pertencendo à rede de cinemas, que conta com atuação em outros países asiáticos como a China e também em territórios como os Estados Unidos. Ao todo, a empresa tem mais de 400 cinemas em sete países, somando 3,2 mil telas.

Segundo a agência de notícias Interfax, a expectativa da CJ CGV é de abrir 33 complexos na Rússia por meio da joint venture, totalizando 160 telas que a tornarão a maior exibidora estrangeira a atuar no país. A RusCo tem, hoje, um capital estimado em US$ 30 milhões. Espera-se que a maioria dos locais sejam entregues entre o fim de 2018 e o início de 2019, segundo o portal Celluloid Junkie, que também aponta que ter um parceiro local e escolher atuar próximo à capital Moscou podem auxiliar a CJ CGV nessa empreitada, já que outras multinacionais têm sofrido retaliações em suas tentativas de expansão no território.

“Esse é um importante passo na expansão de territórios da CJ CGV tendo a Rússia como uma grande base para uma entrada sustentável no mercado europeu”, comentou Seo Jung, CEO da exibidora durante a cerimônia de assinatura do contrato entre as empresas, realizada em Seul, capital da Coreia do Sul. A rede deseja também disseminar os filmes sul-coreanos pelo mundo, porém primeiramente os complexos na Rússia exibiram longas locais e blockbusters norte-americanos.

Atualmente, a Rússia é o 14º maior mercado de cinema do mundo, com 1,9% da bilheteria mundial, e é considerado o segundo maior da Europa, com cerca de 195 milhões de espectadores em 2016. Assim, o país fica atrás só a França, que teve público de 213 milhões no mesmo ano.

Antes de fechar o acordo com o ADG Group, a rede sul-coreana negociava também a aquisição da quarta maior rede russa, a Karo Cinemas, que tem 219 telas no país. No entanto, acabou optando pela parceria RusCo.

Além da Rússia, ainda neste mês de outubro, a CJ CGV, que é o braço exibidor do conglomerado CJ Group, anunciou o acordo que viabilizou o primeiro cultureplex da empresa em New York, o espaço será o segundo do formato nos EUA. A pretensão da rede é se tornar a maior exibidora mundial até 2020, passando da marca de 10 mil telas.

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