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28 Março 2018 | Vanessa Vieira

Dolby encerra testes do Cine Assista e lança suporte local no Brasil

Executivo da empresa falou ao Portal Exibidor sobre as novidades e próximos passos da empresa no País

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(Foto: Dolby)

Na semana anterior, a Dolby realizou uma série de “beta-testes” da solução de acessibilidade de conteúdo Cine Assista, desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Assista Tecnologia e capaz de oferecer audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS no mesmo aparelho. Luciano Taffetani, gerente de vendas em cinema na América Latina da Dolby, falou ao Porta Exibidor sobre o processo final para lançamento oficial da solução, a abertura de serviço de suporte local e mais novidades da empresa no Brasil.

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Acessibilidade

Segundo o executivo, só nos testes realizados de quarta à sexta-feira (21 a 23) na unidade Lapa (São Paulo-SP) da Centerplex Cinemas, parceira local da empresa, foram recebidas 12 pessoas com deficiência visual ou auditiva. Também participaram executivos de empresas como a própria Centerplex, a Cinesystem, Santa Clara e Quanta DGT. Confira a galeria de fotos.

Além disso, Taffetani informou que testes foram feitos no cinema da Centerplex em João Pessoa (PB) ainda neste ano, recebendo 10 membros dessa comunidade. Outros testes também foram realizados nas cidades de Burbank e Los Angeles, ambas nos Estados Unidos, e em um complexo da Cinemark no Brasil.

“Na Dolby todo o processo de lançamento de produto tem uma fase de testes, na qual se experimenta a operação e o funcionamento do produto in loco. Então essa fase do projeto tem uma duração aproximada de um a dois meses. Uma vez finalizada essa fase, são feitos testes internos”, detalhou. Assim, com esses “beta-testes” marcando o fim dessa última fase, o Cine Assista, que teve lançamento prévio na Expocine 2017, deve entrar em fabricação e estar pronto para ser vendido até o fim de abril.

Para ele, todos os testes resultaram em uma experiência “muito positiva” e que ajudam em um processo no qual não há muito tempo para desenvolvimento, levando em conta que a partir de novembro deste ano, de acordo com a ANCINE, os exibidores deverão oferecer soluções de acessibilidade. “Nesse momento o produto será lançado no mercado com as características fundamentais, mas depois já temos estudos que incluem, por exemplo, em vez de tradução simultânea, um vídeo com intérprete humano já dentro do DCP”. Vale lembrar que a Dolby participa da Câmara Técnica da agência sobre o tema.

Outra novidade segundo Taffetani é que o produto será exibido na CinemaCon 2018, que acontecerá em Las Vegas (EUA) entre 23 e 26 de abril. Na convenção, o Cine Assista será demonstrado como uma solução que serve, por enquanto, somente ao Brasil, mas que pode ser utilizado em outras localidades. O produto será apresentado assim como os anteriores de acessibilidade da Dolby, o Fidelio e o Captiview, que oferecem separadamente a audiodescrição e a legenda descrita. Internacionalmente, o executivo destaca os EUA como principal próximo mercado para o produto já que lá existe uma regulamentação de acessibilidade, mas também aponta que México, Peru, Colômbia e Costa Rica declararam interesse na solução.

De volta ao Brasil, Taffetani contou que tanto a Centerplex quanto a Cinesystem e outros cinemas independentes já demonstraram interesse em adquirir o Cine Assista antes mesmo do prazo da ANCINE. Os motivos seriam a implantação mais rápida possível da solução e a possibilidade de atender logo esse novo público espectador. “Essa solução é parte da importante mudança que a companhia tem realizado dentro do País”.

Suporte e atenção local

A outra parte dessas mudanças da atuação da Dolby inclui o lançamento de um suporte local a seus clientes. Operante desde 1º de março e oficialmente a partir desta semana, o serviço é realizado por uma empresa parceira, a Bewinner, que promete um suporte brasileiro localizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tudo para retirar preocupações com língua e fuso horário como acontecia antes com serviços estrangeiros. Para Taffetani, oferecer esse suporte era uma “dívida” que a empresa tinha com seus clientes brasileiros e, além disso, a parceria com a Bewinner será responsável também por atender a América Latina em geral.

“Isso também melhora os tempos de resposta e fundamentalmente melhorando a parte educativa porque faremos treinamentos durante o ano todo”. O que antes a companhia realizava uma programação de eventos de capacitação com um ou dois encontros por ano, agora espera aumentar para um a cada quatro ou cinco semanas. Taffetani também destacou a preocupação da Dolby em adicionar em seu planejamento anual um “câmbio” para poder importar mais facilmente seus produtos, ajudando-a, assim, a vendê-los no Brasil.

E a companhia ainda quer retomar outro serviço relevante no País: os reparos locais de equipamentos. O executivo explicou que a implantação desse serviço, que será realizado em parceria com a empresa Personal Video Services, ainda está em desenvolvimento, mas que faz parte do compromisso da Dolby com sua atuação por aqui. A expectativa, segundo ele, é que o serviço seja lançado até a Expocine 2018. “Ainda teremos mais novidades em breve”.

O telefone para contato com o suporte brasileiro da Dolby é (11) 4217-0358.

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