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Artigo / Tendências & Mercado

24 Janeiro 2024

Programação e cota de tela

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Ano novo vida nova para as programações de cinema a partir da cota de tela, sancionada pelo governo federal e válida até 2033. Estabelecida pela primeira vez em medida provisória de 2001, caducou em setembro de 2021 permanecendo em suspenso entre debates e revezes.  

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Sua oficialização é mais um momento – ou movimento -, de revisão e planejamento para o cinema nacional, uma oportunidade de interligar agentes do mercado e da criação para que os filmes ganhem o aconchego do público, uma afirmação nada romântica, mas de conexão prática feita ali, nas bilheterias.  Serve de estímulo para os programadores repensarem suas ações em conjunto com os exibidores, reorientando a chegada dos filmes às salas, como uma pilha de dominós no sentido reverso, levantando-se em vez de cair. 

Ao montar as minhas programações para salas de cinema da rede pública os filmes brasileiros sempre estiveram presentes em faixa de horário fixa, alternando-se de acordo com o tema e nunca reservados em horários menos atrativos. Salas públicas tem uma cadência única e cada sinal do público é levado em consideração. A inclusão do filme está associada a uma ação de formação, seja debate com diretores e elenco, exibição de curtas-metragens que dialoguem com o filme ou obras anteriormente produzidas pelos realizadores. Pensar a sessão como um evento, não no sentido vazio, mas com o detalhe que só aquele filme possuí é um exercício diário. 

Cada filme está inserido num universo de estímulos e interlocuções, trazendo em si possibilidades de exibição e de público. Estamos em realidade nichada, com filmes e séries segmentando em vez de ampliar interesses. Antiga estratégia da publicidade: nichar, falar direto com a sua audiência. A partir da cota de tela temos o desafio do movimento contrário.   

 

Márcia Scapaticio
Márcia Scapaticio

Jornalista e mestranda em Estudos Culturais pela USP, trabalha com cinema há 10 anos, atuando em crítica e curadoria, internacionalização do cinema brasileiro em mostras/festivais, editais, difusão audiovisual em streaming e programação.

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