Exibidor

Notícias / Cinemacon / Expocine19

03 Outubro 2019 | Fernanda Mendes

Executivo da Christie fala sobre projeção laser e xênon

Ricardo Laporta recebeu a equipe do Portal Exibidor em seu estande

Compartilhe:

(Foto: Expocine)

Em parceria com a GDC, a Christie montou um cinema de 25 lugares na Expocine19 para receber o público interessado nas últimas novidades em tecnologia para cinema. Por lá, os destaques são o projetor CP2315-RGB com resolução 2K e capacidade de 13.500 lúmens, além dos alto-falantes para canal de tela Christie Vive Audio LA1, subwoofers S115 e S118LP e alto-falantes surround LA3S. O servidor é GDC SR-1000.

Segundo Ricardo Laporta, gerente de vendas cinema do Mercosul da empresa, estes equipamentos são ideais para pequenas e médias salas. Um dos maiores benefícios deste novo projetor é que após 30 mil horas de uso, o equipamento ainda mantém 80% do brilho dele.

No cinema, a Christie está projetando de hora em hora um vídeo sobre as diferenças entre projetores com lâmpada xênon, laser fósforo e RGB. “A verdade é que não tem melhor ou pior. É uma questão de custo benefício. Se você é um exibidor que está olhando cinco anos para frente você talvez escolha o modelo RGB, porque ele vai te dar uma vida útil maior, mais longa, considerando as trocas de lâmpada, que não existem, e o consumo elétrico”.

Inclusive, Laporta acredita que a longo prazo a tendência é o Brasil adotar o laser de vez, já que muitos países do mundo estão com este tipo de projeção. Ele dá exemplos de cinemas da Europa, Ásia ou EUA que adotam em todas as suas salas projeção à laser. “Penso, que conforme o laser for sendo adotado em outros países e regiões, o preço dele começará a cair e haverá um aumento do preço do xênon”.

Aliás, nesta manhã a Christie junto com representantes da Cinépolis, Harkness, Cinionic e NEC apresentou um painel sobre as diferenças entre projeção a laser, xênon e as novas telas LED. Para Laporta, tudo depende da demanda do exibidor e do seu público. “Não acho que tenha o melhor para todo mundo, é como uma sala VIP. Você precisa de uma sala vip em todas as suas unidades? Talvez não. Depende do que você quer entregar. Quem é teu público ali, o que ele faz, como ele consome”.

Laporta entende que a demanda do mercado brasileiro ainda é muito pelos projetores xênon, mas comemora a adoção do laser pouco a pouco no território. Um exemplo é o Cineplus de Curitiba que além do laser RGB da Christie também adotou som Dolby Atmos. “Eu estava lá na inauguração, não foi algo que me contaram. Você vê o impacto. As pessoas saíram impressionadas com o cinema”.

Suzie, durante a palestra, contou que os projetores RGB laser permitem maior gama de cores, já o laser à fósforo é mais similar a lâmpada, não há necessidade de mudar o espaço de cores tantas vezes. Sobre o LED, ela indagou: "Os clientes pedem pelo LED? Tem exibidores interessados mas ainda é cedo. Ainda não há retorno de investimento para os exibidores. O público quer uma performance de imagem, acentos confortáveis e som de boa qualidade, mas não pagaria a mais por isso".

Outra novidade da Christie é a parceria com a Huaxia Film, que foi assinada durante a CinemaCon 2019. A parceria já rendeu bons frutos, afinal mais de 100 sistemas novos foram instalados na China, tudo isso para a projeção do novo filme de Ang Lee, Projeto Gemini. O cineasta chinês fez o seu filme inteiro pensando nesta imagem final, feita pela Christie. “A Christie tem essa coisa de vanguarda, tem isso forte, em adotar tecnologias e desenvolver tecnologias”.

 Confira a cobertura do terceiro dia da Expocine19.

Compartilhe: