Exibidor

Notícias / Cinemacon / Exibição

29 Abril 2022 | Renata Vomero

CinemaCon22: O cinema está de volta e todos querem fazer parte da festa

Apresentações animaram exibidores com grandes lançamentos que estão por vir

Compartilhe:

(Foto: Paramount)

Esta CinemaCon 2022 está sendo definitivamente marcada como a aguardada volta do cinema para o centro do entretenimento, colocando uma pá de cal de uma vez por todas em todas as conversas se ele sobreviveria à pandemia e todas as transformações na indústria que ela ocasionou.

Como bem pontuamos em nossa análise inicial da convenção, alguns temas tomaram o centro da discussão, foram eles o streaming e a pirataria. O streaming na questão do encurtamento da janela e que por consequência impulsiona a pirataria. Como bem disse John Fithian, presidente da NATO, um lançamento exclusivo e robusto no cinema deve ser a melhor saída para combater a prática.

Com tudo isso posto a mesa e com todos os presentes com a clara ideia de que a tela grande voltou a ser a protagonista, fica evidente de que todos querem participar desta festa, ao menos essa é a impressão que chega de quem acompanhou a convenção de lá.

E para quem está por aqui parece que essa conexão está fortalecida pelo nível de troca entre estúdios e exibidores, estes devem voltar para suas posições mais do que animados com a certeza de que os próximos meses reservam lançamentos de tirar o fôlego, e se não for o caso, existem opções diversas de viabilizar a receita dos cinemas que vão além da exibição de filmes. Estamos falando aqui em como os cinemas estão se tornando espaços de entretenimento, fazendo eventos como exibição de shows (os fãs de k-pop movimentam as salas pelo mundo todo e no Brasil não é diferente), esportes e e-sports, que tem um público apaixonado pela experiência da reunião para torcer, não à toa os grandes sucessos do cinema atualmente são aqueles que reproduzem o comportamento de estádio nos fãs.

Para além disso, entre quarta e quinta-feira, últimos dois dias da convenção, aconteceram as apresentações da Disney, Universal, Paramount e Lionsgate. Todos os principais estúdios mostraram materiais inéditos e novidades para os profissionais presentes, reforçando o pacto com a indústria e a primeira janela do cinema. Não só isso, os estúdios foram com suas delegações para Las Vegas, garantindo que essa mensagem fosse muito bem transmitida.

Começando pela Disney, impossível não destacar Avatar 2, que teve seu título original divulgado: Avatar: The Way of Water (algo como O Caminho da Água, em tradução livre).  A sequência do filme da James Cameron foi um dos grandes destaques do painel, inclusive a Disney tematizou várias áreas da convenção com materiais dele.

E não é para menos, estamos falando da maior bilheteria da história, na época responsável por lançar o formato 3D. Muito se espera do que o diretor preparou para a tela grande, também em termos de tecnologia, já sabemos que o 3D estará presente na sequência também e que pode ser revivido com o lançamento. O filme estreia em 16 de dezembro.

Outro importante título para a Disney foi o próximo lançamento da Marvel, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que estreia na próxima semana com potencial de quebrar novos recordes de bilheteria. Os presentes puderam assistir a 20 minutos do filme, que já entrega novidades que vão garantir bons vídeos de fãs comemorando dentro da sala de cinema.

A apresentação contou com o próprio Kevin Feige, chefe do Marvel Studios, falando da importância do filme e destacando que tem mais a ser construído para os próximos dez anos, lembrando que em 2022 se comemora uma década do lançamento de Vingadores, que mudaria a indústria de cinema e se tornaria um marco inesquecível para todos.

De volta para o cinema e com um personagem bastante querido por gerações de fãs de animação, a Pixar não poderia deixar de apresentar cenas de Lightyear. A animação está programada para o meio do ano e trará para a telona a história do astronauta que inspirou a criação do boneco mais amado desta galáxia e além.

Falando em animação, Bob’s Burgers: O Filme também teve seu momento de ganhar o palco da CinemaCon. O filme é baseado na série de sucesso da Fox e voltado para o público adulto, afinal é mais do que hora de desmistificar a ideia de que a linguagem é exclusivamente infantil.

A Universal , que se apresentou na quinta-feira (28), mostrou uma variedade saborosa de títulos aos exibidores. Aliás, falando em sabor, um dos grandes destaques do painel foi a exibição do novo trailer de Jurassic World: Domínio. A sequência do nostálgico revival criado por Steven Spielberg é um dos filmes mais aguardados do ano, mais um que entrou na fila dos títulos represados esperando a melhor hora de estrear e isso acontecerá em 2 de junho.

O terror ocupou um bom espaço na apresentação da Universal, afinal, está entre os gêneros favoritos do público. Entre as novidades tem o próximo filme de Jordan Peele, Não!Não Olhe que promete entregar bastante adrenalina ao público, além de uma bem desenhada narrativa assustadora e com afiada crítica social.

Também está por vir M3GAN e um novo filme de Halloween, desta vez com o nome Halloween Ends, que trará mais uma vez Jamie Lee Curtis, nossa gradiosa Scream Queen, ao papel principal.

As animações não estão de fora, Minions 2 e Gato de Botas foram destaque no painel da Universal. Assim como as comédias Easter Sunday e Ticket to Paradise, com Julia Roberts e George Clooney.

A Paramount foi direta ao ponto e podemos dizer que responsável por umas das maiores catarses da CinemaCon, se não a maior. O estúdio tem line-up que conta com O Lendário Cão Guerreiro, Secret Headquarters, Babylon, além da sequência de Pânico e o derivado de Um Lugar Silencioso, este que ganhou o título de A Quiet Place: Day One, deve retratar o início dos acontecimentos que vemos no filme. Outro longa que ganhou título foi Missão Impossível 7, com o subtítulo de Dead Reckoning Part One.

Mas o que mexeu mesmo com o público foi a exibição completa de Top Gun: Maverick. As reações foram intensas e bastante animadoras, algumas delas nem podemos reproduzir aqui (risos). No entanto, em análise feita na Variety, o clima entre os espectadores era de que se trata de um Blockbuster perfeito. Ou seja, podemos esperar um grande sucesso nas telonas. O longa estreia em 26 de maio no Brasil.

Fechando a participação dos estúdios na convenção estava a Lionsgate que veio forte com duas de suas mais fortes franquias: John Wick e Jogos Vorazes. Com relação à saga protagonizada por Keanu Reeves, a novidade é por conta do spin-off Ballerina, protagonizado por Ana de Armas.

Já o derivado de Jogos Vorazes, The Ballad of Songbirds and Snake, baseado em livro que conta os eventos que antecedem a famosa saga, já foi confirmado para 2023. E a Paris Filmes já confirmou que o filme chegará ao Brasil no dia 16 de novembro.

Compartilhe: