Exibidor

Notícias / Expocine / Coluna Line-Up

16 Agosto 2021 | Thiago Pavarino

No Ritmo do Coração: a refilmagem americana de "A Família Bélier"

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Estreia nos cinemas nacionais, em 23 de setembro, o longa-metragem americano “No Ritmo do Coração”, dirigido por Sian Heder e distribuído pela Diamond Films / Galeria. Tendo sido exibido no Festival de Sundance de 2021, o filme é um remake da obra francesa “A Família Bélier”, lançado em 2014 e sucesso de bilheteria e crítica.

A obra original conta a história de Paula, uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns à sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas sua família possui algo diferente: seus pais e irmão são surdos e é ela quem administra a fazenda onde eles moram e traduz a língua de sinais nas conversas deles com os vizinhos. Um dia, porém, ela descobre ter o talento para o canto, com a possibilidade de integrar uma escola prestigiosa em Paris. Agora, Paula precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a amadurecer. A produção francesa, que conquistou seis indicações ao prêmio César, está disponível no Brasil através da plataforma Telecine Play.

Durante a produção da versão americana, um dos produtores originais, Philip Rousselet se juntou a Patrick Wachsberger, para realizarem a adaptação. A diretora Sian Heder foi abordada para dirigir uma nova versão e se encantou pelo material. No entanto, o desejo da diretora era tornar o novo filme uma obra singular, reinventando a premissa original. Em maio de 2019, as empresas Pathé Films e Vendôme Group formaram uma parceria para produzir conteúdos em inglês, sendo “No Ritmo do Coração” a primeira escolha. Heder aprendeu a linguagem de sinais americana no processo de escrita e elaboração do roteiro. A diretora inclusive foi auxiliada por colaboradores com deficiência auditiva.

Durante a seleção de atores, Heder escalou a vencedora do Oscar, Marlee Matlin, para o papel da matriarca da família. Durante o processo de desenvolvimento, os financiadores do filme resistiram em escolher atores com deficiência auditiva para os personagens restantes. Matlin ameaçou desistir, a menos que atores portadores da deficiência fossem escalados, e os financiadores acabaram cedendo. A atriz usou suas conexões com o Deaf West Theatre em Los Angeles- Califórnia, para ajudar Heder a encontrar outros atores para interpretarem os personagens. Uma das principais críticas recebidas pela produção original francesa foi exatamente o fato de escalar atores que não eram deficientes auditivos para os papéis principais.

O filme foi rodado em locações na cidade de Gloucester, Massachusetts, em meados de 2019.  Matlin se disse surpresa em relação ao processo de Heder durante a produção. A diretora contratou um grupo de intérpretes de linguagem dos sinais americana, que facilitou a comunicação entre o elenco e a equipe. A atriz declarou: "Heder realmente mergulhou em nossa cultura e fez todos os esforços para aprender e trabalhar conosco, e ter dois diretores de linguagem de sinais no set, mais intérpretes, mais a equipe que aprendeu nossa língua, todos trabalhando juntos. Estava funcionando como em qualquer outro set, mas o aspecto da linguagem de sinais o tornava ainda mais especial”.

“No Ritmo do Coração” teve a sua estreia mundial em 28 de janeiro de 2021 no Festival de Cinema de Sundance de 2021 como um dos filmes do dia de abertura. Devido às restrições sanitárias da pandemia do Covid-19, a produção foi exibida virtualmente. Logo em seguida recebeu críticas positivas de grandes veículos como Deadline, Variety e Indiewire.Dois dias após a estreia do longa-metragem, a Apple adquiriu os direitos de distribuição do filme por um preço recorde dentro de um festival: 25 milhões de dólares.

Em Sundance, a produção recebeu o Grande Prêmio do Júri dos EUA, o Prêmio de Filme Dramático escolhido pelo público e o Prêmio Especial do Júri para o Elenco. A diretora Sian Heder ganhou o prêmio de Melhor Dretora por um filme dramático realizado nos Estados Unidos.

O público brasileiro poderá conferir “No Ritmo do Coração” a partir do dia 23 de setembro, somente nos cinemas. Não esqueça de conferir as restrições de sua cidade.

Thiago Pavarino: Formado em Cinema pela PUC-Rio, foi responsável por análise e desenvolvimento de projetos na Total Entertainment de 2013 a 2018. Thiago coordenou de 2012 a 2017, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Compôs a equipe de outros eventos dedicados ao mercado audiovisual como a Expocine, Rio2C, CCXP e Escola de Séries. Também serviu como diretor de produção para o documentário “Streetkids United II - The Girls from Rio”, produzido por Stephen Daldry, e foi assistente de produção executiva dos longa-metragens “Amor.com” (2017), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “Crô em Familia” (2018) e “Minha Família” (2021).

Compartilhe: