06 Outubro 2025 | Redação
Filme sobre novo álbum de Taylor Swift lidera globalmente e na América do Norte, enquanto Brasil amarga pior público do ano
Mercado de exibição registra recorde negativo pelo segundo final consecutivo no Brasil
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Errata: O texto, inicialmente, trazia a informação que Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl chegaria aos cinemas brasileiros no dia 24 de outubro. A informação, aliás, ainda consta no site Taylor Swift Brasil. No dia 29 de setembro, entretanto, a distribuidora Peace of Magic entrou em contato com os exibidores brasileiros por e-mail e cancelou o lançamento devido à "complexidade da região".
Após registrar o pior público do ano no último fim de semana de setembro, o recorde negativo foi batido novamente com apenas 639,7 mil espectadores entre os dias 2 e 5 de outubro. O filme do novo álbum da cantora de pop estadunidense Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl, por outro lado, liderou as bilheterias globais e na América do Norte. As informações são da Comscore.
O último final de semana já havia registrado o pior final de semana ao vender apenas 737,5 mil ingressos, e desta vez foram quase 100 mil ingressos a menos. Sem lançamentos de grande destaque, Invocação do Mal 4: O Último Ritual (Warner), mais uma vez foi o grande líder da bilheteria. Com um público de 113,42 mil espectadores, foi a única produção que vendeu mais de 100 mil ingressos e chegou a um acumulado de 4,46 milhões.
O relançamento de Avatar: O Caminho da Água (Disney), uma das maiores bilheterias da história do Brasil, também teve algum destaque ao vender quase 50 mil ingressos e se colocar como o quarto maior público do final de semana. Também vale destacar o desempenho de Malês (Imovision), que vendeu 27,97 mil ingressos e foi o único filme brasileiro a figurar no ranking das maiores bilheterias. Por fim, fechando os destaques das bilheterias brasileiras, o grupo de K-pop BTS mostrou que o sucesso de Taylor Swift não é um caso isolado. Dois shows do grupo sul-coreano, um de 2019 e outro de 2021, também apareceram entre as maiores bilheterias no Brasil.
O grande destaque fora do Brasil, sem dúvidas, foi Taylor Swift, que quebrou diversos recordes com uma estratégia de lançamento multiplataforma. Com cinema, streaming e formatos físicos atuando em conjunto, o novo álbum da cantora consolidou um modelo de lançamento que integra diferentes frentes do mercado musical. Essa, aliás, não é a primeira vez que a cantora faz histórias nos cinemas. Em 2023, o filme-concerto Taylor Swift | The Eras Tour já havia sido líder de bilheterias globalmente e na América do Norte.
Além de bater Leonardo DiCaprio e Dwayne Johnson nas telonas ao arrecadar US$ 33 milhões na América do Norte, a cantora vendeu 2,7 milhões de cópias de seu álbum em um único dia nos Estados Unidos, e registrou 1,2 milhão de unidades em vinil, um novo recorde dentro da própria discografia da artista. No Spotify, “The Life of a Showgirl” alcançou o posto de álbum mais reproduzido em um único dia em 2025, enquanto a faixa “The Fate of Ophelia” quebrou o recorde histórico de streams diários na plataforma.
Voltando aos cinemas, Taylor Swift também foi o grande destaque global ao faturar US$ 46 milhões, e chama a atenção o fato de "apenas" três produções dos Estados Unidos figurarem entre as 10 maiores bilheterias globais do final de semana. O cenário foi dominado pela China, que emplacou cinco filmes, além de um indiano e outro japonês.
Brasil
Depois de uma semana intensa para os exibidores brasileiros com a realização da EXPOCINE 25, os cinemas registraram um público de apenas 639,7 mil espectadores durante o final de semana para uma renda de R$ 14,63 milhões. Invocação do Mal 4, mais uma vez, liderou ao vender 113,42 mil ingressos. Logo atrás aparece Uma Batalha Após a Outra (Warner) e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (Sony), com públicos de 80,24 mil e 75,32 mil espectadores respectivamente.
A ausência de lançamentos de grande impacto favoreceu o cenário para uma boa colocação do relançamento de Avatar: O Caminho da Água, que vendeu 49,97 mil ingressos que foram suficientes para superar a estreia de Coração de Lutador - The Smashing Machine (Diamond), que ficou um pouco abaixo das expectativas e levou 47,68 mil pessoas aos cinemas. O número bastou para superar outra estreia, Os Estranhos: Capítulo 2 (Paris Filmes), que vendeu 45,18 mil ingressos.
Apesar dos números um pouco decepcionantes de uma maneira geral, um filme nacional se destacou e Malês vendeu 27,97 mil ingressos, ficando à frente de Zooopocalipse - Uma Aventura Animal (Diamond), que vendeu 26,86 mil. Por fim, mostrando que o sucesso de Taylor Swift não é um caso isolado, BTS 2019 "Love Yourself: Speak Yourself" London e BTS 2021: Muster Sowoozoo, ambos da Trafalgar Releasing, venderam 24,56 mil e 24,06 mil ingressos respectivamente.
América do Norte
Na América do Norte ninguém sequer ameaçou o reinado de Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl, que liderou com R$ 33 milhões. Na sequência aparecem Uma Batalha Após a Outra, com US$ 11,12 milhões, e Coração de Lutador - The Smashing Machine, que com um desempenho abaixo das expectativas faturou apenas US$ 6 milhões em sua abertura.
Sem nenhuma grande surpresa ou destaque, o restante do ranking ficou:
- - A Casa Mágica da Gabby (Universal) | US$ 5,2 milhões
- - Invocação do Mal 4 | US$ 4,05 milhões
- - Demon Slayer | US$ 3,5 milhões
- - Avatar | US$ 3,19 milhões
- - Os Estranhos: Capítulo 2 | US$ 2,8 milhões
- - Bom Menino (Paris Filmes) | US$ 2,25 milhões
- - Kantara Legend: Chapter 1 | US$ 1,71 milhão
Global
O sucesso de Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl atingiu níveis globais e a produção liderou com uma arrecadação total de US$ 46 milhões. Leonardo DiCaprio levou Uma Batalha Após a Outra para o segundo lugar, com US$ 32,82 milhões, e o cinema indiano mostrou sua força ao alçar Kantara Legend: Chapter 1 para o terceiro lugar com um faturamento de US$ 26,56 milhões.
Sem nenhuma grande surpresa ou destaque, o restante do ranking ficou:
- - The Volunteers: Peace at Last (China) | US$ 22,85 milhões
- - 731 (China) | US$ 18,7 milhões
- - A Writer's Odyssey 2 (China) | US$ 15,26 milhões
- - Demon Slayer | US$ 15,18 milhões
- - Invocação do Mal 4 | US$ 13,35 milhões
- - Sound of Silence (China) | US$ 12,22 milhões
- - Row to Win (China) | US$ 11,33 milhões
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