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07 Setembro 2017 | Natalí Alencar

"Lino" chega com a proposta de ser uma animação brasileira comercial

Projeto pode para abrir novos caminhos para o gênero no País

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Camila Pacheco (Fox Film) e Rafael Ribas (diretor de Lino) em apresentação realizada na Expocine 2016 (Foto: Expocine)

Chegou aos cinemas ontem (07) a animação brasileira Lino - O Filme, dirigida por Rafael Ribas com produção da StartAnima e distribuição da Fox Film. Dentre as ações de promoção, a distribuidora promoveu um tour com o personagem em vários escritórios em São Paulo (SP).

É a primeira animação brasileira que usa os mesmos softwares utilizados na produção de filmes da Pixar, o Pixar’s Renderman. Fato que tem lhe rendido bons elogios, desde as primeiras exibições, principalmente pela qualidade técnica.

“A principal contribuição do ‘Lino’ é mostrar que os brasileiros também conseguem fazer um filme dessa qualidade e quem sabe brigar com a mesma paridade que outros blockbusters da animação”, disse o diretor.

Em entrevista ao Portal Exibidor, Rafael Ribas contou ainda detalhes e desafios do projeto, que pode abrir novos caminhos para a animação brasileira.

 

Lino – O Filme

A entrada de Rafael nesse mercado se deu de maneira muito natural e por influência do pai (Walbercy Ribas), principalmente por conta de outros dois lançamentos do estúdio em que ele participou efetivamente (O Grilo Feliz, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes).

Nesse percurso, ele começou uma pesquisa sobre uma história que fosse inédita e que pudesse ser comercialmente rentável do ponto de vista de bilheteria. No início, a história abordava um cara azarado que virava desenho, mas algo ainda não estava completo na trama.

Foi então que ao ouvir um amigo comentando os percalços que enfrentou ao fazer um bico de animador de festas, Rafael encontrou o mote principal de Lino, um animador de festas muito azarado que não aguenta mais seu emprego e que ao buscar a ajuda de um suposto “mago” se transforma em sua própria fantasia.

Com orçamento de US$ 2 milhões, o projeto teve duração de cerca de três anos, entre a produção, mixagem e lançamento, mas seu roteiro e trabalho de pesquisa começou muito antes, assim como a busca por parceiros, que aliás foi uma das dificuldades.

“O maior desafio foi a falta de recursos e como captá-los, mas eu estava muito consciente disso. A parceria com a Fox alavancou o projeto”, relatou.

Outro ingrediente decisivo foi a dublagem, que contou com Selton Mello, Dira Paes e Paolla Oliveira. “O filme não seria o mesmo sem eles. O Selton se preocupa muito com o projeto e sempre fala do personagem com muito carinho em suas entrevistas”, completa.

A abertura do Lino será decisiva para sua carreira tanto no Brasil como internacional, além de abrir caminho para outros projetos similares.

“Infelizmente, enquanto não tivermos um case de bilheteria comercial, não vamos emplacar outros projetos. Com o ‘Lino’, pensamos em entreter e fazer público. É uma animação comercial. Mas dependemos do resultado aqui para ajudar a distribuição internacional do próprio longa e abrir caminhos para próximos filmes do gênero no País”, ponderou.

Sobre os próximos trabalhos, Rafael comentou que já tem um projeto novo em mente envolvendo super-herói, comédia e mais voltado ao público adolescente, porém “adoraria engavetá-lo para fazer Lino 2”, brincou.

 

Curiosidades – ATENÇÃO, TEM SPOILERS!

*Quando Lino aparece como criança ele tem uma lancheira com um desenho que faz clara referência aos filmes da franquia Grilo Feliz, produções anteriores da StartAnima.

*A personagem bebê que acompanha Lino em sua trajetória recebe o nome de Juliana no fim do filme, uma homenagem à irmã do diretor, Juliana Ribas, que atualmente está na Universal Pictures.

*Em outra cena, há uma repórter que leva o nome da esposa do diretor, Veridiana Ribas.

*Um dos dubladores é um nome bastante conhecido do mercado, o exibidor Junior Nannetti. O diretor Rafael Ribas faz também uma pequena participação como dublador.

 

A StartAnima

A StartAnima tem 51 anos e produziu diversos filmes publicitários para grandes empresas no Brasil e no exterior. Entre suas premiações, conta com alguns dos mais cobiçados troféus do setor publicitário como o Leão de Veneza, Leão de Cannes, Clio Awards, ACC Awards Japan e International Film & TV Festival of New York.

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