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02 Outubro 2019 | Renata Vomero

América Latina se torna segundo maior mercado de cinema do mundo

Luis Vargas da Comscore destacou os desafios da região no futuro

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(Foto: Expocine)

O segundo dia da Expocine19 já começou com importantes conteúdos. Com foco em análise de dados, uma das palestras da manhã analisou a bilheteria e o mercado da América Latina, com Luis Vargas, vice-presidente da Comscore América Latina. Trazendo as informações mais relevantes, o executivo destacou, em entrevista ao Portal Exibidor, a importância deste diálogo com o público. “Para mim especialmente é muito importante estar aqui falando com o público não só do Brasil, mas também da América Latina, é muito bom e essencial divulgar os novos dados, que permitem que exista uma troca e integração entre os países da América Latina”, explicou.

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Um dos pontos trazidos pela Comscore neste ano é o crescimento do mercado latino, colocando a região como a segunda de maior relevância no mundo, sendo a Ásia a primeira delas. Com isso, Vargas ressaltou o diferencial de nosso mercado com relação aos outros territórios. “Nosso diferencial principal é que os latino-americanos são apaixonados por rir, por isso, as comédias funcionam muito bem, além disso o terror é sucesso garantido na região”, analisou.

No entanto, apesar de o crescimento em salas de cinema, bilheteria e público ser bastante evidente, o executivo da Comscore se mantém atento aos próximos movimentos entre os países da América Latina. “A região encontra um grande desafio para os próximos meses que é essa instabilidade econômica e política que são uma característica muito intrínsecas à América Latina, e isso, claro, afeta a indústria cinematográfica. Estamos sempre sujeitos à inflação do dólar e, como você sabe, o dólar está sempre crescendo. Tenho duas certezas na vida, da morte de que o dólar vai sempre subir”, brincou o executivo, que acrescentou o fato de a polarização política na região como um todo ser um ponta o crescimento da indústria.

Essa não foi a primeira vez em que Luis Vargas esteve na Expocine19, no ano passado, o executivo apresentou números não tão animadores de bilheteria, algo que mudou completamente neste ano.”2019 está sendo um ano excelente para o mercado, vejo muita felicidade entre os profissionais, pois entrou muito mais dinheiro. No entanto, infelizmente, não vejo os latino-americanos fazendo mais análises de dados, ainda vemos isso como algo novo, mas big data é algo antigo já, não estamos fazendo como se deveria”, afirmou.

Para o futuro, Vargas prevê alguns altos e baixos no mercado, justamente por conta da instabilidade econômica, social e política da região, mas, mais do que isso, por ser um movimento natural da indústria. “Ano passado foi um ano muito fraco, já este ano está sendo maravilhoso. Acredito que 2020 vai cair um pouco também e voltar a subir em 2021. No entanto, se a América Latina focar em crescer seu número de salas, ela vai passar por esse período com muito menos dificuldade. Esse é um ponto muito chave no desenvolvimento da indústria na região”, finalizou.

Confira as novidades do segundo dia da Expocine19.

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