Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine19

04 Outubro 2019 | Renata Vomero

Secretário do Audiovisual visa fortalecer diálogo com o setor

Ricardo Rihan participou de palestra no penúltimo dia da Expocine19

Compartilhe:

(Foto: Expocine)

O penúltimo dia da Expocine19 contou com palestra sobre Governança do Audiovisual no Brasil e Desafios da Formulação de Políticas Públicas, o painel teve a presença de Ricardo Rihan, secretário do audiovisual do Ministério da Cidadania, que foi nomeado em agosto deste ano.

Publicidade fechar X

Nesta Expocine19, Rihan destacou a oportunidade de falar diretamente com o setor. “É impossível elaborar e propor políticas públicas sem ouvir o mercado. É muito importante estar aqui, aceitei o convite desde o primeiro minuto em que fui chamado. Estou sempre aberto para o diálogo e à disposição de todos”, disse.

Rihan ocupa o cargo em meio a uma crise no audiovisual, que se fortificou depois de diversos cortes de recursos para o setor e problemas na Ancine. Com isso, o servidor encara um grande desafio pela frente. “O primeiro e maior desafio é de aliviar a tensão do setor, estabelecer canais de diálogo de alto nível para que a gente possa iniciar um novo ciclo”, explicou, no entanto, ele enxerga este momento como uma oportunidade. “Eu diria que esse período é estimulante para mim, porque em um período de mais dificuldades você tem mais possibilidade de ajudar o setor e trazer coisas relevantes para a indústria”, afirmou.

O secretário enfatizou que a instabilidade política também é algo que afeta a indústria, sendo que já há alguns anos o cenário político brasileiro vem passando por transformações, no entanto, agora ele esta otimista quanto aos próximos passos. “A gente também está vendo mudanças políticas, por conta das trocas de governo e isso também afeta o mercado, desta maneira, acredito que a partir de agora teremos mais estabilidade”, explicou.

Agora, para o futuro, a pasta tem como prioridade estabilizar a indústria e aprimorar outros aspectos do audiovisual. “Estamos trabalhando em grandes projetos na área de preservação, da Cinemateca, que é algo muito importante para a memória do país. A gente vai dar muita importância para o setor cultural, não só para o audiovisual”, finalizou.

Confira a cobertura do último dia da Expocine19.

Compartilhe:

  • 0 medalha