Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

11 Fevereiro 2020 | Renata Vomero

Projeto pede fim de meia-entrada na Câmara dos Deputados

Benefício está em debate entre profissionais do setor cultural e o governo

Compartilhe:

(Foto: Câmara dos Deputados)

Depois de surgirem diversas discussões entre profissionais do setor cultural e autoridades do governo sobre a revisão e possível extinção da meia-entrada em eventos culturais, o Deputado Federal, Vinicius Poit, do partido NOVO-SP, apresentou projeto na Câmara para colocar fim ao benefício.



Segundo o deputado, esta iniciativa acaba prejudicando tanto os empreendedores, quanto os consumidores, já que cria a eles uma falsa sensação de proteção. Para Poit, o preço da entrada para esses eventos acaba tendo que ser dobrado para compensar o prejuízo dos empreendedores responsáveis com o benefício.

Outro argumento do político é de que a lei da meia-entrada é uma intervenção do Estado na economia, o que acaba por prejudicá-la. Para ele, o ideal é deixar essa questão para que o próprio mercado se ajuste, sem intervenções externas. “Existe uma série de meios que estimulam a cultura que não são vendidos pela metade do preço, por isso não há razão para que o Estado intervenha na economia privando os empreendedores de parte da receita de determinados setores sem nenhum tipo de compensação”, comentou Vinícius Poit, via assessoria de imprensa.

O projeto do deputado, de número 160/20, revoga a Lei nº 12.933, de 23 de dezembro de 2013 e também a Medida Provisória nº 2.208, de 17 de agosto de 2001.

Recentemente, o Portal Exibidor fez uma matéria especial com os players do mercado de cinema sobre o impacto da possível extinção da meia-entrada para o negócio e os consumidores. Confira!

Compartilhe:

  • 1 medalha