Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

24 Julho 2020 | Fernanda Mendes

Prefeitura de SP muda previsão para reabertura dos cinemas e autoridades do RJ não entram em acordo

Bruno Covas adiou reabertura dos cinemas para Fase Verde do Plano de Retomada de SP

Compartilhe:

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governo de São Paulo já havia anunciado que as cidades que se encontram na Fase Amarela do Plano de Retomada das atividades comerciais, poderiam reabrir seus cinemas no dia 27 de julho. No entanto, a decisão final caberá a cada uma das prefeituras.

Publicidade fechar X

Agora há pouco, em coletiva de imprensa, o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, anunciou que a vigilância sanitária da cidade decidiu por autorizar a abertura dos cinemas e teatros apenas na Fase Verde, fase esta que ainda não há uma data certa para iniciar.

Lembrando que as entidades representativas dos exibidores já enviaram suas propostas para o protocolo oficial de reabertura dos cinemas na cidade de São Paulo, incluindo alterações no que foi proposto pelo Governo em relação à proibição de consumo de alimentos e bebidas dentro das salas. Segundo Paulo Lui, presidente da SEECESP (Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo), a proposta segue em avaliação pela prefeitura e ainda não houve retorno.

Ainda ontem, André Sturm, diretor do cinema de rua Petra Belas Artes, fez um anúncio com a possível data de reabertura do complexo: 6 de agosto. No entanto, salientou que esta data poderia mudar mediante a aprovação da prefeitura.

Na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura também deu uma previsão para os exibidores: 14 de agosto. No entanto, o retorno de todos os segmentos depende do mapa da curva da Covid-19, que tem acompanhamento diário com avaliações no Comitê Científico.

“Vale ressaltar que a liberação será com restrições como a venda de ingressos somente online ou em caixas de autoatendimento, o uso de máscara e o limite de ocupação de 1/3 da capacidade total do estabelecimento”, disse a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A assessoria, no entanto, não esclareceu sobre a publicação e oficialização desse protocolo.

Se a capital fluminense já tem data e protocolo aprovado pelo Comitê Científico, o Governo do Estado do Rio de Janeiro ainda não finalizou o protocolo e nem divulgou uma possível previsão da retomada dos cinemas. Segundo informado anteriormente ao Portal Exibidor, a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro está trabalhando em conjunto com o Sindicato dos Exibidores, a Superintendência de Audiovisual, a RioFilme e a Secretaria do Estado de Saúde.

Compartilhe:

  • 0 medalha