Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

13 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Governo Federal reabre licitação para empresa de prevenção de incêndio na Cinemateca

Entidade passou 2020 sem supervisão contra possíveis acidentes do tipo

Compartilhe:

(Foto: SPturis)

A Cinemateca Brasileira vem enfrentando uma de suas piores crises desde o fim do contrato, em 2019, da entidade com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), até então responsável pela administração do espaço. Sofrendo risco de incêndio, por conta da falta de verba para contratação de empresa de prevenção de incêndio, o Governo Federal abriu processo de licitação para fazer a contratação.

Publicidade fechar X

O processo foi aberto nesta terça-feira (12) e a abertura das propostas deve ser feita em 22 de janeiro às 10h. Desta forma, esta urgente questão está mais perto de ser resolvida, tendo em vista o risco do espaço pelo armazenamento de materiais inflamáveis, sem contar a perda trágica que seria para o patrimônio cinematográfico brasileiro e da memória do país.

Segundo noticiado pelo Papo de Cinema, a licitação já havia sido aberta em 24 de dezembro, no entanto, foi barrada por conta de erros no texto. O processo de abertura das propostas neste momento inicial, era para ter sido feito em 7 de janeiro. Agora a licitação foi aberta com os erros corrigidos.

Desde novembro, quem assumiu a administração da Cinemateca foi a Secretaria Especial de Cultura, comandada por Mario Frias. O contrato com a pasta segue vigente até o dia 5 de outubro deste ano.

A Secretaria acumula uma dívida de mais de R$11 milhões com a Acerp, já que todo o imbróglio entre a associação e o governo gerou uma paralisação nos salários dos funcionários da entidade, nas contas de luz e água, sem contar a falta de licitação para prevenção de incêndio e vigilância do espaço.

Confira o texto da licitação:

“Comunicamos a reabertura de prazo da licitação supracitada, processo Nº 72031010569202089. , publicada no D.O.U de 24/12/2020 . Objeto: Pregão Eletrônico – Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio, evacuação de área e à prestação de primeiros-socorros para proteção à vida e ao patrimônio, por meio de Bombeiro Civil – Brigada de Incêndio, com o fornecimento de uniformes, materiais e equipamentos, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento, que atenderá às necessidades da unidade da Cinemateca Brasileira. Novo Edital: 12/01/2021 das 08h00 às 12h00 e de14h00 às 17h59. Endereço: Esplanada Dos Ministérios Bl. u 2º Andar BRASILIA – DFEntrega das Propostas: a partir de 12/01/2021 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das Propostas: 22/01/2021, às 10h00 no site www.comprasnet.gov.br.”

Compartilhe:

  • 0 medalha