Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

01 Setembro 2021 | Renata Vomero

Abertura do Festival de Veneza é marcada por enaltecimento do cinema e seu futuro

Festival acontecerá entre hoje (1) e 11 de setembro na cidade italiana

Compartilhe:

(Foto: Screen Daily)

Começou hoje (1) o Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos mais eventos mais consagrados e aguardados do ano entre fãs e profissionais do mercado. Como já é tradicional, a abertura foi marcada por coletiva de imprensa com presença da organização do festival e membros do júri, neste ano presidido por Bong Joon Ho, diretor do aclamado Parasita.

Publicidade fechar X

O tom da conversa não fugiu das discussões presentes na maior parte dos eventos do meio, que tratam do impacto da pandemia na indústria, bem como seu futuro, principalmente do cinema.

Quanto a isso, o cineasta sul-coreano foi bastante categórico ao dizer que a covid-19 não vai destruir o cinema. “Olhando para trás, parece que foi um teste e mostrou a força vital do cinema. Como cineasta, não acredito que a história do cinema, também ele próprio, pudessem ser interrompidos tão facilmente. Então a Covid-19 vai passar e o cinema vai continuar”.

Ao lado dele, estavam também os outros jurados do evento, como Cynthia Erivo e Cholé Zhao, que esteve em Veneza na edição passada com Nomadland, vencedor do Leão de Ouro e depois do Oscar de Melhor Filme.

Aliás, Veneza tem andado em boa consonância com a Academia do Oscar. Do festival, saíram os premiados Coringa, Nomadland e A Forma da Água. Com isso, o radar está bem ligado sobre quais serão os destaques do evento.

Bom, tem quem já cante a bola para o novo filme de Pedro Almodóvar, Madres Paralelas, inclusive, que vai abrir as exibições e está na seleção da mostra competitiva. Mas, além dele, também há olhos atentos para The Power of Dog, de Jane Campion; The Hand of God, de Paolo Sorrentino, e Spencer, de Pablo Larraín. Inclusive, os dois primeiros terão estreia na Netflix, algo que Cannes não permite na seleção.

Essa resistência do festival francês ao streaming foi chamada de “presente” pela organização de Veneza, já que deu a chance de trazer os filmes destes consagrados cineastas. “Foi um processo bastante natural, que levou Paolo Sorrentino e Jane Campion a virem para Veneza. E, claro, isso é uma grande satisfação para nós”, comentou Alberto Barbera, diretor artístico do festival.

79ª edição do Festival de Veneza

Também concorrendo ao Leão de Ouro está Maggie Gyllenhaal, que estreia na direção com A Garota Perdida, adaptação do livro da italiana Elena Ferrante. Entre os latino-americanos estão os diretores Michel Franco (Sundown), Gastón Duprat e Mariano Cohn (Competição Oficial).

Embora não tenham produções brasileiras na mostra principal, há, sim, filmes nacionais entre os selecionados de outras mostras. Bárbara Paz, que venceu em Veneza o prêmio de Melhor Documentário, por seu filme sobre Hector Babenco, retorna com o curta-metragem Ato, selecionado na Orizzonti Short Films.

“Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios e o medo constante da morte. O afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência. É uma honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno Ato de silêncio e solidão”, comentou a cineasta.

Diferente de Cannes, que não aceita os filmes das plataformas de streaming, Veneza tem títulos da Netflix em sua seleção, entre eles o nacional 7 Prisioneiros, protagonizado por Rodrigo Santoro e Chrstian Malheiros. O longa é produzido por Fernando Meirelles e Ramin Bahrani, e dirigido por Alexandre Moratto. O filme foi selecionado na Mostra Horizontes, que apresenta as novas tendências e novidades do cinema.

Um outro título bastante aguardado e que ganhará estreia mundial no Festival, conforme divulgado anteriormente, é Duna, novo filme de Denis Villeneune, que encara o desafio de adaptar a complexa obra de Frank Herbert. O longa faz parte da lista de adiamentos por conta da pandemia.

Também foram divulgados os protocolos de segurança para a covid-19. Os presentes serão testados e os cidadãos da União Europeia deverão apresentar o cartão que comprove sua vacinação. Os visitantes do Reino Unido terão que ficar cinco dias em isolamento antes do evento e brasileiros estão impedidos de ir. Os cinemas funcionarão com 50% da capacidade.

Compartilhe:

  • 1 medalha