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05 Maio 2022 | Renata Vomero

Estudo analisa benefícios de publicidade de filmes em TV na França

País proíbe a prática por entender que privilegia blockbusters de Hollywood

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(Foto: iStock)

A França é reconhecida por ter políticas rígidas de proteção à sua indústria audiovisual, mantendo janelas longas de exibição, regulação de streaming e empresas do setor internacionais, além da reconhecida cota de tela.

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Uma dessas medidas, vigente há anos, é de proibir propagandas de lançamentos cinematográficos na televisão. Com isso, as autoridades e profissionais do setor entendem que não haveria beneficiação de blockbusters de Hollywood, considerando o maior orçamento destes para campanhas de marketing e publicidade.

No entanto, essa medida foi suspensa por 18 meses quando a pandemia se agravou em agosto de 2020 no país, tendo vencimento em fevereiro agora, no entanto, o governo estendeu o prazo até outubro. 

Desta forma, o período serviu como experimento para os setores envolvidos analisarem o efeito da prática entre os espectadores e telespectadores. E foi exatamente isso que o Sindicato Nacional de Publicidade em Televisão (SNPTV) fez.

A organização entrevistou 1046 franceses de mais de 18 anos para entender o impacto dessas propagandas nos hábitos de consumo deles em cinema. O resultado foi significativo. Em 2021, 38% dos entrevistados viu a trailers de filmes na TV, dentre estes 53% tinham 18-24 anos, 52% com 25-34 e 49% tinham entre 45 e 54 anos. As informações são do Celluloid Junkie.

E aí entram alguns dados mais interessantes, um em cada dois franceses diz que a publicidade sobre algum fiz os fez querer ir ao cinema, mais especificamente 56% deles. O valor sobe em alguns recortes de idade específicos, este número é de 67% entre aqueles de 34 a 44 anos e 64% entre aqueles de 45 a 54 anos.

Já pensando em conversão imediata, dos franceses entrevistados 38% foram efetivamente assistir no cinema a algum dos títulos que viram o anúncio na televisão. O número cresce entre os mais jovens, 51% dos entrevistados entre 18 e 34 anos foram nos cinemas.

No que se trata do awareness, medida bastante importante para medir a conscientização do público quanto ao produto, 69% dos participantes relataram ter descoberto algum filme que não conheciam por meio de trailers exibidos na televisão.

Os responsáveis pelo estudo destacaram que boa parte destes anúncios envolveram filmes nacionais, independentes e de arte, incluindo, de outras localidades.

“Esses números são muito encorajadores e positivos para a indústria cinematográfica e confirmam a afinidade entre televisão e cinema. Desde a sua abertura em agosto de 2020, cerca de 150 filmes foram beneficiados por uma campanha publicitária na TV com forte ênfase em filmes franceses, uma grande presença de filmes franceses de baixo e médio orçamento, bem como filmes de arte e documentários de todas as nacionalidades. Deve ser enfatizado o forte impacto da mídia televisiva na conscientização, inspirando as pessoas e incentivando os franceses a ir ou voltar aos cinemas durante este período de crise de saúde”, disse o presidente da SNPTV, François Pellissier, em comunicado enviado à imprensa.

Não se sabe ao certo como está sendo estipulada a regulação quanto a este tipo de propaganda, se há incentivo justamente para campanhas de filmes nacionais ou menores em detrimento dos de Hollywood, justamente para tentar equilibrar a equação e não deixar que estes ganhem maior divulgação. Ainda assim, se não houver nenhum tipo de regulação quanto a isso, o estudo comprova justamente a razão da França ter proibido tais propagandas, já que o efeito no público é realmente significativo.

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