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14 Maio 2025 | Redação

Divisão de filmes da Sony aumenta lucros em 70% no trimestre enquanto receitas permanecem estáveis

Lucros totais da Sony Corp. ficaram em US$ 1,3 bilhão, representando um aumento de 5%

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(Foto: Divulgação)

Na noite desta terça-feira (13) a Sony Corp. divulgou os resultados financeiros do seu quarto trimestre fiscal de 2024, encerrado em 31 de março. A empresa, como um todo, apresentou lucro de US$ 1,3 bilhão, e a Sony Pictures Entertainment, responsável pela divisão de filmes, especificamente, obteve um lucro de US$ 354 milhões, que representa um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações são do Variety e Deadline.

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O lucro no período anterior havia ficado em US$ 208 milhões e o aumento neste trimestre se deve, principalmente, à redução nos custos de marketing nos cinemas. Apesar do grande salto nos lucros, a receita permaneceu praticamente estável e ficou em US$ 2,7 bilhões.

Os principais sucessos nas telonas foram Paddington: Uma Aventura na Floresta, que faturou US$ 168,69 milhões e o brasileiro Ainda Estou Aqui que teve suas bilheterias impulsionadas após a vitória no Oscar e, até o momento, faturou US$ 36,07 milhões. Vale destacar que a produção chegou à China, segundo maior mercado cinematográfico do mundo, apenas nesta semana, e será exibido em mais de 10 mil salas. A tendência, portanto, é que esse valor cresça ainda mais.

Agora, para o novo trimestre fiscal, as principais apostas são Karate Kid Lendas, 28 Anos Depois: O Templo dos Ossos, e o remake de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado.

A Sony Pictures Entertainment, além de filmes, também abrange produções televisivas e redes de mídia em todo o mundo e, outro segmento de mídia com ótimo desempenho no trimestre foi o streaming. A Crunchyroll, plataforma de animes da Sony, aumentou seu número total de assinantes de 15 milhões para 17 milhões. Atualmente o serviço possui cerca de 50 mil episódios disponíveis e oferece uma programação em 12 idiomas. Agora, a empresa quer ampliar seu streaming com a distribuição e colaboração com outras áreas da Sony, como o PlayStation. A Crunchyroll já oferece aos assinantes uma série de jogos para celular e agora está com planos em andamento para ampliar sua atuação em termos de produtos de anime e jogos para dispositivos móveis, além de integrar o serviço de streaming e a PlayStation Network para facilitar o processo de acesso ao Crunchyroll por meio de um console PS5.

"Em meio ao crescimento contínuo previsto para o mercado de anime, a Sony planeja acelerar o crescimento da Crunchyroll. Animes são um fator-chave de crescimento para o Grupo Sony e, com base no sucesso da Aniplex e da Crunchyroll, a Sony está avançando em iniciativas para expandir seu alcance em animes e fortalecer o desenvolvimento de conteúdo", destacou Rahul Purini, presidente da Crunchyroll.

A Sony também é controladora da Sony Music , Games and Electronics, Imaging & Sensing Solutions e Financial Services, que a empresa planeja desmembrar no outono. O lucro total da empresa foi de US$ 1,3 bilhão, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior, em vendas de US$ 17,7 bilhões, uma queda de 24%.

O segmento musical – que inclui Sony Music Entertainment, Sony Music Publishing e Sony Music Entertainment Japan – relatou um aumento de receita de 14% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 12,95 bilhões, e um lucro recorde de US$ 2,51 bilhões. A receita com música gravada cresceu 12% em relação ao ano anterior, para US$ 8,44 bilhões, e os artistas com melhor desempenho no quarto trimestre incluíram SZA, Tate McRae, LISA e Tyler, The Creator.

A divulgação dos resultados fiscais também reservou um momento para o assunto que está chacoalhando o mercado cinematográfico de todo o mundo: a possível taxação de 100% sobre filmes feitos fora dos Estados Unidos sugerida por Donald Trump. No último trimestre o setor de entretenimento representou cerca de 60% de toda a receita e a Sony espera conseguir administrar o impacto das possíveis tarifas na lucratividade em aproximadamente US$ 685 milhões, ou menos de 10% da receita operacional prevista.

"Estamos respondendo rapidamente às tarifas adicionais dos EUA que já foram implementadas e considerando respostas a diversos cenários futuros possíveis", afirmou a Sony em seu relatório financeiro.

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