03 Outubro 2025 | Yuri Codogno
"A Vitrine tem o molho": distribuidora leva frevo e talentos ao palco da Expocine e anuncia concurso de sósias do Wagner Moura
Os atores Suzy Lopes e Thomas Aquino foram responsáveis por apresentar o line-up da Vitrine Filmes
Compartilhe:

A Expocine também é lugar de festa e de criatividade. A Vitrine Filmes, no ano em que completa uma década e meia de atuação no mercado, realizou uma apresentação bastante criativa e divertida, cativando os espectadores do evento. Com uma encenação que fez referência a O Agente Secreto, os atores Suzy Lopes e Thomas Aquino foram os responsáveis por revelar parte do line-up da distribuidora ao público.
Publicidade fechar X

Antes de falar sobre o que vem pela frente, Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes, enalteceu o atual momento da empresa: “Antes de falar do futuro, queria agradecer o presente. ‘O Último Azul’ ainda está em cartaz em 120 salas. O filme está construindo uma carreira desde fevereiro, quando foi para Berlim, e já vendeu 150 mil ingressos”. A distribuidora, que já lançou cerca de 300 filmes, foi uma das homenageadas na EXPOCINE 25.
Antes de sair do palco, a executiva pincelou futuros lançamentos da Vitrine que ainda não possuem data definida para estrear, algumas em produção e outras que ainda estão para começar as filmagens:
- - Adaptação de Tudo é Rio, dirigido por Julia Rezende;
- - Daiane dos Santos - A Menina Que Voa;
- - Ney Camaleônico, também com direção de Esmir Filho, de Homem com H (Downtown/Paris);
- - Todas as Batidas de Gilberto Gil, mostrando o homem e político por trás da lenda musical;
- - e Viagem a 77, um filme sobre o filme, com bastidores de como foi o Kleber Mendonça dirigindo O Agente Secreto.
Depois, Suzy e Thomas retornaram ao palco sob o som e festa do frevo para falar sobre a Sessão Vitrine Petrobrás, lembrando que cineastas como Kleber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro começaram por essa ação. Os atores deram alguns detalhes sobre mais três lançamentos:
- - A Natureza das Coisas Invisíveis, com estreia programada para 27 de novembro, que voltou do Festival de Gramado com três kikitos;
- - Ato Noturno | 15 de janeiro;
- - Xica da Silva | fevereiro de 2026 | De Cacá Diegues, volta remasterizado aos cinemas.
Os atores, então, entraram no selo Manequim Filmes, começando pelo longa O Rei da Internet, que entra em cartaz em março de 2026 e é dirigido por Fabrício Bittar. O filme, aliás, marca uma parceria entre a Vitrine Filmes e a Downtown Filmes.
O longa retrata Daniel Nascimento, que, no início do século, cometeu um dos maiores crimes cibernéticos no país. Mas, apesar disso, o longa traz mais profundidade, visto que seu protagonista é alguém de apenas 19 anos. Quem dá vida ao personagem é o ator João Guilherme, fenômeno com 30 milhões de seguidores nas redes sociais.
“É muito importante retratar alguém que está vivo, e mostrar o lado humano. É uma história de erros, acertos e desconstrução”, disse João Guilherme. O ator, depois, elencou três motivos para ver o longa nas telonas: é um True Crime; cria conexão com público jovem; e gera repercussão fora das salas, por ser algo atual, sobre segurança digital. “Para quem é exibidor, é ouro quando o filme consegue repercutir por fora da sala”, finalizou.
Outro longa anunciado foi a adaptação de Quinze Dias, que tem estreia prevista para o ano que vem. O livro possui mais de 100 mil exemplares vendidos - e foi distribuído aos exibidores na entrada da sala - e sua adaptação é dirigida por Daniel Lieff. Depois, um material inédito foi exibido, ocasionando em uma ótima recepção do público.
Saindo do selo Manequim e voltando para a Vitrine Filmes, um longa internacional foi anunciado: o franco-belga Jovens Mães, dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, que competiu pela Palma de Ouro em Cannes esse ano. Ao fim da exibição do material, os diretores mandaram uma mensagem direta para a Expocine e pediram para os exibidores colocarem seu filme em cartaz.
E, como não podia ser diferente, O Agente Secreto fechou a apresentação, que tem estreia marcada para 6 de novembro. “O hype está aí, não tem como negar”, disse Susy. “Mas o hype não se compra”, complementou Thomas, em referência ao fuzuê que o filme está causando nas redes sociais e às ações que a Vitrine Filmes está preparando. A pré-venda, aliás, será aberta no dia 16 de outubro.
A campanha completa do lançamento por ser conferida aqui, assim como a entrevista com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Kleber Mendonça Filho, que comentaram sobre a expectativa para o longa brasileiro que irá buscar uma vaga no Oscar em 2026.
Antes de finalizar, a apresentação revelou algumas novas ações de marketing para o lançamento, como: ativações com os principais time de futebol de Pernambuco: Sport, Náutico e Santa Cruz; um plano online 360º; mídias-off, com materiais no cinema e parcerias com marcas como Vivo e Coca-Cola; e, não menos importante, um concurso de sósias do Wagner Moura que será realizada na Avenida Paulista.
Confira como foi o quarto e último dia da Expocine 25.
Compartilhe:
- 1 medalha