Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

30 Novembro 2016 | Vanessa Vieira

Prêmio ED 2016 abre votação com novas categorias

Além de mudanças nas premiações, o encontro anunciou que Leandro Hassum será o artista nacional homenageado desta edição

Compartilhe:

(Foto: Prêmio ED)

A votação para as 16 categorias do Prêmio ED 2016 já está aberta! Os votantes da 9ª edição do encontro terão até a próxima terça-feira, 6 de dezembro, para selecionar os principais destaques da distribuição e exibição cinematográfica do País por meio do site oficial do evento. A entrega dos troféus será realizada em 8 de dezembro.



Entre as principais novidades do Prêmio ED 2016 está a mudança nas categorias da Exibição, que agora estão mais abrangentes para garantir uma maior participação de pequenos, médios e grandes exibidores. Dessa maneira, dois troféus foram retirados – Destaque Equipe de Marketing e Destaque Equipe de Programação – e as premiações de Destaque Grupo Exibidor passam a ser três: uma para empresas com até 29 salas, a segunda para redes com 30 a 99 telas e outra para companhias com mais de 100 salas.

As outras categorias para Exibição se mantêm: Destaque Cinema Inaugurado em Capital e Região Metropolitana e Destaque Cinema Inaugurado no Interior para complexos inaugurados entre 1º de novembro de 2015 e 31 de outubro de 2016, além de Destaque Profissional de Programação e de Destaque Profissional de Marketing.

Nas categorias de Distribuição a mudança é a ampliação dos troféus de Destaque Campanha de Lançamento, que agora conta com três premiações: um para lançamentos que entraram em até 199 salas, outro para aqueles que ficaram entre 200 e 799 telas e o último para filmes que entraram em 800 ou mais salas. Para concorrer, o título tem que ser indicado pela distribuidora e seu lançamento precisa ter estreado entre 1º de novembro de 2015 e 31 de outubro de 2016. O tamanho do circuito exibidor é medido de acordo com a quantidade de salas que receberam o longa durante seu fim de semana de estreia.

A intenção da mudança é também tornar a premiação mais abrangente, capaz de reconhecer tanto campanhas de blockbusters quanto de lançamentos médios e pequenos. As outras categorias continuam: Destaque Surpresa do Ano, Destaque Profissional de Programação, Destaque Equipe de Vendas, Destaque Profissional de Marketing, Destaque Empresa de Distribuição e Destaque Equipe de Marketing. Este último, inclusive, terá o nome de Troféu Zé Maria, em homenagem ao fundador da agência de publicidade Espaço/Z, que faleceu neste ano.

Vale lembrar que, desde 2015, é oficialmente proibido o envio de e-mails pessoais com pedidos por votos, bem como a distribuição de brindes em troca de votos. Mas ficaram aceitos o uso de publicidade por carta, anúncio em cabines ou e-mail, desde que sejam coletivas, ou seja, enviados para diversas pessoas ao mesmo tempo.

A Tonks é a responsável por organizar a votação e é a única detentora dos resultados até minutos antes da entrega dos prêmios. 

Homenagens ainda mais especiais

Seguindo sua tradição, o Prêmio ED terá homenagens a profissionais do mercado de exibição e distribuição de cinema, bem como a um artista nacional que contribuiu com o setor cinematográfico. Por enquanto, o único premiado divulgado é Leandro Hassum, que ganhará o antigo Troféu Profissional do Cinema Nacional que, a partir deste ano, será chamado Troféu Seu Eli em homenagem a Eli Jorge Lins de Lima, presidente do do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo – SEECESP e fundador da rede de cinemas Centerplex que também faleceu neste ano.

O Troféu Francisco Campos e o Troféu Alexandre Adamiu terão seus ganhadores divulgados até a data do evento.

A Revista e Portal Exibidor realizarão cobertura especial do encontro.

Veja como foi a edição de 2015, 2014, 2013 e 2012 do Prêmio ED.

Compartilhe:

  • 0 medalha