Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Ásia

15 Dezembro 2016 | Vanessa Vieira

China registra nova queda seguida de bilheteria em comparação a recorde de 2015

Agora já são três meses com arrecadação menor do que o ano anterior

Compartilhe:

*Imagem meramente ilustrativa (Foto: Qzprod)

A China é o segundo maior mercado de cinema do mundo, com nem 100 salas a menos do que os Estados Unidos, que conta hoje com 40,3 mil telas. Em 2015 a China ainda surpreendeu o mercado mundial ao crescer quase 50% em bilheterias, no entanto 2016 tem sido um período de aumento mais moderado.

Publicidade fechar X

A princípio era esperado que o país tivesse um crescimento próximo de 20% neste ano, porém, até novembro, o aumento apresentado foi de apenas 3% em renda, com US$ 5,95 bilhões arrecadados, e de 10% em tíquetes, com 1,25 bilhão de ingressos vendidos.

Isso porque, depois de meses como julho, no qual o território registrou 15% menos receita, agora a China teve seu maior período com quedas consecutivas e também teve uma redução de 15% no preço médio do ingresso, além da queda do valor de sua moeda, o yuan, em relação ao dólar.

No caso, setembro, outubro e novembro apresentaram resultados abaixo dos de 2015, são eles: 33%, 19% e 5%, respectivamente. Os dados são da consultoria Ent Group e, segundo a empresa, demonstram a situação de um mercado que está se consolidando rapidamente.

 

Investimentos em estúdios

Empresas chinesas com a Dalian Wanda Group têm investido cada vez mais em Hollywood e em outros mercados de cinema importantes do mundo apesar do foco maior ainda ser nos EUA. A gigante chinesa da internet e tecnologia Tencent, por exemplo, já participa de um fundo de investimentos dedicado ao estúdio STX Entertainment desde julho último. Agora a unidade cinematográfica da companhia, a Tencent Pictures, anunciou em comunicado oficial seu interesse em adquirir estúdios, o que deixa em aberto a possibilidade de a empresa comprar um estúdio norte-americano.

Porém, essa informação ainda não foi validada pela Tencent, que afirma já estar em negociação avançada com uma empresa de nome ainda não revelado.

Compartilhe:

  • 0 medalha