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18 Agosto 2017 | Fernanda Mendes

Diretora de marketing da Disney comenta importância do licenciamento e do Brasil para a companhia

Roberta Fraissat conversou com o Portal Exibidor também sobre os detalhes da Expo Disney

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Roberta Fraissat recebendo premiação em 2016 pelos seus 20 anos na Disney (Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista exclusiva para o Portal Exibidor, a diretora de marketing, Roberta Fraissat, falou sobre a importância do Brasil para a companhia, além da grande expectativa para a Expo Disney e a relevância do mercado de licenciamento no Brasil.

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“É o nosso maior evento de negócios do ano. Existe uma grande expectativa por parte dos nossos parceiros licenciados e também dos exibidores, os quais já trouxemos para trabalhar conosco no evento em outros anos”, afirmou.

A Expo Disney 2017 ocorreu entre 16 e 17 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo (SP).

Confira a entrevista completa:

Portal Exibidor: Como o evento este ano foi organizado para atender as demandas tanto do público quanto dos exibidores?

Roberta Fraissat: A cada ano tem um tema diferente e temos as áreas que são divididas nas franquias de Marvel, Star Wars e Princesas. Além disso, todos os stands licenciados têm a linha clássica de desenvolvimento intitulada “Always on”, assim como novidades. Também disponibilizamos as chamadas salas secretas com produtos que ainda não estão disponíveis para o consumidor. Nas apresentações no auditório principal há o line-up e uma agenda que cobre outros convidados como Google, especialistas em varejo e, assim, cada ano o evento vem com uma proposta para falar de futuro.

A Disney é uma das gigantes em licenciamento. Como você enxerga a importância deste setor para as bilheterias dos filmes do estúdio?

O cinema é a grande parte da nossa maneira de contar essas histórias. Nosso papel é levar a magia Disney por meio do cinema, dos produtos e eventos. Então a telona é o grande momento no qual levamos essa magia e a venda de produtos é uma forma do consumidor levar a história do cinema para casa e dar continuidade na forma de viver isso por meio dos seus personagens. Essa é a conexão do momento do cinema e do produto licenciado.

Qual a importância do Brasil para o grupo em termos de licenciamento e bilheteria?

O Brasil é o quarto maior território mundial para nós e é muito importante tanto para licenciamento quanto para cinema. O país mais lucrativo no momento é os Estados Unidos.

Em 2016, a franquia de “Star Wars” foi uma das responsáveis pela maior renda em venda de brinquedos. Quais são as novidades e expectativas para este ano com “Os Últimos Jedi”?

O lançamento é super importante porque é uma continuação dessa nova trilogia e desse novo momento desde que a Disney adquiriu os direitos de Star Wars. No lançamento de O Despertar Da Força tudo que construímos do Star Wars relacionado a produtos, atores e à forma de contar essa história, segue agora para Os Últimos Jedi. Para o dia 1º de setembro haverá o lançamento dos produtos licenciados para os fãs: abriremos uma loja às 00h só para o público ter contato com os produtos. Em Star Wars muito do filme é contado já antecipadamente no lançamento dos produtos, então a expectativa é enorme, pois sabemos que a curiosidade da imprensa e dos fãs é grande.

Também teremos uma série de eventos que vão ao longo dos meses, chegando até a CCXP em dezembro com o painel e a área interativa.

Este ano o evento abordou bastante a questão das mídias digitais. Como a Disney lida com essas plataformas para suas vendas e para atrair ainda mais público?

Temos algumas áreas dedicadas dentro do marketing para as redes sociais e para negócios, esta chamada Disney Interactive. Enxergamos como uma plataforma muito importante na forma de se comunicar com o consumidor. No entanto é mais uma plataforma. Uma das formas de contar histórias passa pelas redes sociais com uma importância para o consumidor. É lá que vemos o comportamento de consumo e o desejo do público em entrar em contato com a gente.

Marketing

Durante a Expo Disney, a apresentação “Conheça mais sobre as franquias da Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm” mostrou ao público as estratégias de marketing da companhia para os lançamentos de filmes e produtos relacionados a eles.

Para Star Wars: Os Últimos Jedi, Renata Navarro, gerente de marketing, falou sobre a estratégia de vendas dos produtos que, inclusive, já tiveram algumas campanhas este ano: em maio com a comemoração dos 40 anos da franquia e no Dia dos Pais. Para setembro, como já citado, a companhia trará novidades, continuando a campanha em outubro no Dia das Crianças e em dezembro na CCXP.

“A Lucasfilm mantém sempre em segredo os materiais da saga, então há grande expectativa”, afirmou.

Para os filmes da Marvel, Talita Metti, supervisora de marketing, comentou sobre a campanha “Poder Marvel” que unifica a marca, trazendo todos os personagens para o varejo.

Marcelo Fazzio, gerente sênior de marketing, mostrou um pouco mais sobre a franquia Carros. Os três filmes já somam 8 milhões de espectadores nos cinemas e isso reflete no varejo que “está a todo vapor”, segundo o executivo. Mesmo o lançamento de Carros 3 tendo sido realizado em julho deste ano, para 2018 mais ações e eventos ainda estão programados.

Na área das Princesas, o lançamento do live-action de A Bela e a Fera com 8 milhões de espectadores no Brasil ajudou a reforçar a franquia. Mas para as outras personagens há ações em diversas plataformas com o tema “Sou Princesa Sou Real”.

Finalizando, Fazzi também adiantou que a comemoração dos 90 anos do personagem Mickey Mouse terá eventos grandiosos em 2018, com festa em Hollywood e diversas ações no Brasil, como uma possível exposição.

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