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05 Dezembro 2018 | Fernanda Mendes

Painel da CCXP Unlock fala da importância e da responsabilidade do licenciamento

Participantes salientaram os pontos principais para criar uma conexão com o consumidor

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(Foto: Portal Exibidor)

Hoje (5) acontece no São Paulo Expo o segundo dia da CCXP Unlock, evento que reúne pessoas do mercado de entretenimento e audiovisual. O painel Estratégias de Licenciamentos reuniu os executivos André Campelo, CEO de Dentro da História, Mara Ronchi, diretora de brinquedos e papelaria da Disney e Fábio Kadow, head de marketing da Puma no Brasil.

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Kadow, que realizou 50 pares de tênis exclusivos em parceria com a CCXP para essa edição, disse que uma parceria ou licenciamento, muitas vezes não são coisas em série, “é criar um novo canal de comunicação, conteúdo”, completou.

Dessa forma, cria-se uma nova conexão emocional de uma marca com o consumidor, assim como afirmou Mara, que trabalha há 10 anos na Disney. Para a empresária, essa conexão pode ser realizada por meio de quatro pilares do storytellin:

O primeiro é contar histórias impossíveis, assim como em O Rei Leão. O teaser do novo filme na versão live-action foi o mais visto em 24 horas, perdendo apenas para Vingadores: Guerra Infinita. A história emocionante faz com que você se esqueça que é uma história impossível; O segundo pilar é ser cuidadoso com os detalhes, assim como a Disney é com a mão do Mickey, por exemplo. A mão do personagem continua sendo a mesma, com a mesma proporção e articulação em todos os lugare; O terceiro ponto é a tecnologia invisível, onde o consumidor não pode enxergar a tecnologia dentro do produto. Isso dá o protagonismo ao produto em si; Já o quarto pilar é obter uma linguagem universal, assim como a Cinderela, que já tem 68 anos. Em diversos países e culturas, é um personagem conhecido pelos seus valores.

Mara também ressaltou a importância do alinhamento entre conteúdo e licenciamento. “Estamos trabalhando há dois anos com Toy Story 4. Fizemos o planejamento em 360 graus, na indústria, no varejo e como o consumidor será impactado por esse conteúdo”, disse afirmando que esse cuidado com a marca é muito importante.  Em 2020, a história original completará 25 anos e, apesar de Toy Story 4 estrear em junho de 2019, as ativações para o filme estão planejadas até 2021. Isso é importante para que a história e seus personagens perdurem até bem depois de seu lançamento.

Mudanças no consumo

Com as novas gerações chegando, o consumo já se mostra bem diferente do que acontecia até há alguns anos atrás. Hoje, o consumidor está em busca daquilo que conversa com ele e representa seus valores e personalidade. Hoje é possível customizar tudo o que você quer. Mas para Fábio, da Puma, isso gera um questionamento: “o que o consumidor irá exigir de nós após a personalização?”.

Uma das respostas pode ser a representatividade, ou seja, o público poder se enxergar naquilo que é entregue tanto em conteúdo quanto em produtos. Mara cita como exemplo a Capitã Marvel, que chega aos cinemas em 2019 e fala sobre o empoderamento feminino. “Temos uma responsabilidade por criarmos conteúdos”.

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