Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

14 Agosto 2019 | Renata Vomero

CBS e Viacom anunciam fusão global de entretenimento

Nova empresa de mídia tem receita de US$28 bilhões

Compartilhe:

(Foto: Viacom/CBS)

Depois de anos de conversas, finalmente a CBS e a Viacom anunciaram o acordo que dá condições para a fusão das duas gigantes do entretenimento. Agora chamada de ViacomCBS, a nova companhia de mídia tem receita combinada de US$28 bilhões e teve nessa movimentação a estratégia de bater de frente com os grandes conglomerados do entretenimento que estão se fortalecendo no momento.

Publicidade fechar X

As duas empresas pertenciam à família Redstone e já foram fundidas antes. Atualmente, a CBS detém 61% das ações do conglomerado, que tem estimativa de gerar US$500 milhões em economia no prazo de um a dois anos.

Com a fusão, ficam sob o mesmo guarda-chuva a própria CBS, maior rede TV aberta norte-americana, que também é detentora do canal pago ShowTime, de metade da rede CW (joint venture com a Warner), da CBS All Access e do estúdio CBS Films. Além disso, a Viacom é proprietária da Paramount e também dos canais pagos MTV, Nickelodeon, BET, Comedy Central e Paramount TV, e das plataformas digitais AwesomenessTV e Pluto TV.

Estima-se que com a união, um novo serviço de streaming ganhe força, já que as duas companhias são detentoras de fortes títulos que a colocam em nível de competição com as novas plataformas da Disney e Warner e as gigantes, como Netflix e Amazon.

A companhia será liderada pelo atual diretor executivo da Viacom, Bob Bakish, que em comunicado oficial comentou: “Nossa empresa combinada - que será chamada ViacomCBS - terá uma biblioteca de conteúdo com abrangência e profundidade incríveis, além de uma capacidade reforçada de produzir conteúdo premium e popular em grande escala. Teremos maior alcance, fortalecendo nossa posição com parceiros de publicidade e distribuição. Teremos um portfólio estendido de produtos direto ao consumidor - com suporte a anúncios e por assinatura - que acelerará nosso crescimento. Além disso, poderemos aproveitar nossas posições de liderança nos EUA, no Reino Unido, na Austrália, na Argentina e na Índia para uma expansão global contínua”, comentou Bakish em comunicado enviado aos funcionários da Viacom.

Compartilhe:

  • 0 medalha