Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

08 Dezembro 2014 | Redação

Mais de 80 mil pessoas circularam pela CCXP

Evento reuniu mais de 70 expositores e 258 quadrinistas

Compartilhe:

Coletiva de abertura do evento (Foto: CCXP)

Entre 4 e 7 de dezembro, a CCXP - Comic Con Experience, realizada no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo), recebeu mais de 80 mil pessoas. Confira como foi montado o cinema do evento e as apresentações dos estúdios de Hollywood. Para 2015 já está confirmada sua realização entre 3 e 6 de dezembro.

Publicidade fechar X

A CCXP teve mais de 70 expositores, 218 quadrinistas nacionais e internacionais, pré-estreias de filmes e séries, lançamentos de livros, painéis e muito conteúdo exclusivo.

A Revista Exibidor conferiu de perto o encontro. Confira o que rolou:

De onde surgiu a ideia?

Durante a coletiva de abertura do evento, os sócios e idealizadores do projeto falaram sobre as dificuldades de se realizar um evento desse porte no Brasil e das motivações para fazê-lo.

Erico Borgo, sócio do Omelete e da convenção, contou sobre a primeira vez que ele e Marcelo Forlani, seu sócio, visitaram uma ComicCon nos Estados Unidos em 2007. Segundo Borgo, a pergunta que veio depois da experiência foi: por que não temos algo assim no Brasil?

Para Mantovani, um dos maiores desafios foi mudar o mercado, no qual as próprias empresas não entendiam bem o tipo de evento que seria realizado.

Sobre a importância do evento para o Brasil, Mantovani explica que “a cadeia do entretenimento é toda beneficiada: desde o criador do conteúdo, passando por quem faz o produto até quem o exibe na tela”.

Quanto ao mercado de exibição, o CEO do Omelete afirma que, embora não tenha conseguido apoio dos exibidores para o auditório da CCXP, a infraestrutura do local foi garantida por meio da parceria com as empresas Barco (projeção), Harman (som) e Cine Brasil (montagem).

Cine Brasil, Barco e Harman criam cinema especial

A Comic Con Experience contou com uma sala de cinema especial com 2000 lugares. Para a montagem de um cinema improvisado no São Paulo Expo, a organização do evento contou com a colaboração da Cine Brasil, da Barco e da Harman.

“Foi uma montagem típica, com um projetor DP4K-23B da Barco, que emprestou dois projetores digitais. Aparelhos que todo exibidor gostaria de ter”, explicou em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor Flávio Canteruccio, um dos diretores da Cine Brasil e que participou da montagem da sala.

O cinema contou, também, com um som 7.1 da Harman, que garantiu o melhor áudio disponível para os espectadores do local. “É uma linha abaixo da linha top da JBL, são caixas 4732 frontais, que são feitas exatamente para cobrir uma distância de 30 metros, que é daqui até a tela basicamente. Subwoofer 4642A, temos caixas Surround 8350 digitais, que são topo de linha da JBL”, afirmou Ulysses Machado, sales executive da Harman.

Machado explica ainda que foram usados amplificadores Crown DSI 4000 em sua maioria, que são preparados para trabalhar com essas caixas.

Os aparelhos foram utilizados para exibir com a melhor qualidade possível as apresentações dos estúdios, além de serem utilizados com a pré-estreia de Operação Big Hero, da Disney, e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, da Warner.

Contudo, como o auditório não é uma sala de cinema, foram necessárias algumas adaptações para que tudo funcionasse da melhor maneira possível. “Algumas caixas tiveram de ser penduradas por um cabo de ferro no teto. Foi uma solução improvisada pela Cine Brasil que funcionou perfeitamente para o ambiente que está aqui”, finalizou Ulysses Machado.

Paramount leva produtores de “As Tartarugas Ninja”

A Paramount foi o primeiro estúdio a se apresentar na Comic Con Experience, no dia 04 de dezembro. Logo em sua abertura, a distribuidora exibiu um clip especial de As Tartarugas Ninja, longa produzido por Brad Fuller e Andre Form, sócios do cineasta Michael Bay, que estavam presentes na plateia.

Em seguida, a dupla subiu ao palco e falou sobre o grande desempenho da produção no Brasil. “Não tínhamos ideia que o filme seria um sucesso e agradecemos ao Brasil por abraçá-lo”, comentaram os produtores, que já confirmaram a sequência para 2016. “Estamos ansiosos em fazer outro”, completaram.

Além de falarem sobre o reboot do clássico Sexta-Feira 13, eles comentaram Projeto Almanaque, longa que estreia no Brasil no próximo dia 26 de fevereiro. “O filme é sobre um grupo de jovens que aprendem a voltar no tempo”, explicaram sobre a história. Em seguida, foi exibido um clip exclusivo com os 15 primeiros minutos do filme.

Após um bate-papo com perguntas e respostas da plateia, a dupla deixou o palco e um clip com os futuros lançamentos da Paramount foi exibido, com longas como The Gambler, Bob Esponja: Um Herói fora D’Água e Monsters Trucks.

Porém, o melhor ficou para o final. Um clip com um recado especial de Arnold Schwarzenegger apareceu na telona para os fãs brasileiros. “Aproveitem o trailer. Eu vou voltar. Vejo vocês nos cinemas em julho de 2015. Hasta la Vista, baby”, disse o ator levando a plateia ao delírio. Logo na sequência, foi exibido o trailer legendado de O Exterminador do Futuro: Gênesis.

Por fim, o público ainda teve a oportunidade de conferir três figurinos originais utilizados no novo filme.

Fox Film exibe quatro cenas de “Kingsman”

Na sexta-feira (05/12) a Fox Film realizou uma apresentação especial durante a CCXP para mostrar ao consumidor final as próximas produções. A exibição contou com a presença dos personagens de Os Pinguins de Madagascar (Capitão, Kowalski, Rico e Recruta).

Na sequência, o estúdio mostrou materiais de Busca Implacável 3. No entanto, o que marcou a apresentação foram quatro cenas exclusivas de Kingsman: Serviço Secreto, que só haviam sido exibidas na Comic Com, em San Diego. As cenas deixaram o público em êxtase e mostraram que o filme terá muitas surpresas regadas a pitadas cômicas. Durante o evento, a Fox realizou um concurso cultural para levar 1 pessoa à Londres para conhecer o elenco do filme. Certamente o filme é uma das grandes apostas da major para 2015.

Samuel L. Jackson apareceu num vídeo especial falando sobre o seu personagem (Valentine), inimigo do agente Harry Hart (Colin Firth) também com algumas cenas de Kingsman.

Outro material exibido foi um vídeo com Daniel Radcliffe, astro principal da franquia Harry Potter que estará no longa Frankenstein.

Em 2015, o estúdio apresentará ainda Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, Cada um na Sua Casa, O Exótico Hotel Marigold 2, Unfinished Business, Poltergeist - O Fenômeno, The Longest Ride e outros.

Exibições da Warner e Disney

A Disney exibiu Operação Big Hero e levou o diretor Don Hall e o produtor Roy Conli para discutir o processo de criação do filme. Além disso, Jim Morris, novo presidente da Pixar falou sobre a animação Divertida Mente.

Fechando o último dia, a Warner Bros. exibiu O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.

Ambiente para discutir o mercado

Além dos eventos para o consumidor final, a CCXP teve uma série de painéis, mesas redondas e atividades de networking para discutir os caminhos do mercado brasileiro para quem já atua e quer atuar no universo de cultura pop e entretenimento.

Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks e um dos idealizadores da Expocine, foi um dos nomes da mesa intitulada “Reinvenção do Cinema e da Séries de TV no Brasil”, realizada no sábado (06).

“Conversamos sobre as políticas públicas do cinema nacional (PAR, FSA e Cotas de Tela) tanto para o Cinema,  como para a Televisão. Discutimos o quanto estas políticas ajudam ou atrapalham ambos os mercados”, disse Lima.

Além dele, o evento também recebeu nomes como Joe Maddalena, leiloeiro de Hollywood e astro da série de televisão Hollywood Treasure; e Maurício de Sousa, empresário e cartunista criador da “Turma da Mônica”.

Confira aqui uma galeria do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha