Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Audiovisual

28 Junho 2016 | Natalí Alencar

Florianópolis Audiovisual Mercosul completa 20 anos

Encontro proporciona espaço de formação de público e difusão da produção latino-americana

Compartilhe:

(Foto: Daniel Guilhamet/FAM)

Completando 20 anos, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, foi realizado entre 17 e 24 de junho. “O FAM é um dos raros eventos com duas décadas de existência em continuidade no país. É o Festival mais antigo do Estado e o segundo mais antigo do sul do país”, afirmou Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do evento.

Publicidade fechar X

Nesta edição, foram 544 inscrições e, pela primeira vez, o FAM trouxe o filme vencedor do Festival Oberá en Cortos para a competição na Mostra de Curtas Mercosul. Um acordo de coperação firmado no ano passado entre o Festival realizado na Argentina e o FAM.

Ao todo, 30 produções majoritárias do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Colômbia foram selecionadas para as quatro mostras competitivas DOC-FAM, Mostra Curtas Catarinense, Curtas Mercosul e Mostra Infantojuvenil.

A produção nacional também teve seu espaço. Nove filmes foram exibidos na Mostra de Longas, dentre eles, Boi Neon, do pernambucano Gabriel Mascaro. Além disso, o encerramento contou outros dois longas: o catarinense Angelus Novus, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, e o filme da carioca Sandra Kogut, Campo Grande.

Além das exibições, o FAM 2016 também possui uma agenda específica para o Fórum Audiovisual Mercosul, no qual fizeram parte oficinas, palestras, encontros e painéis. Dentre os temas abordados: “Avanços no Mercosul Audiovisual", “Conjuntura Atual do Audiovisual Brasileiro", “Diagnóstico de filmes brasileiros no circuito de festivais" e “Acessibilidade no cinema".

Compartilhe:

  • 0 medalha