Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

21 Dezembro 2016 | Vanessa Vieira

China passa Estados Unidos e agora é o país com mais salas de cinema

Território afirma ter mais de 40,9 mil telas

Compartilhe:

(Foto: Getty Images)

O governo chinês afirma ter atualmente 40.917 salas de cinema, o que, segundo a agência local Xinhua, posiciona o país como território com mais telas do mundo. Os dados são do órgão governamental chinês State Administration of Press, Publication, Radio, Film and Television – SARFT (Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão, em tradução livre).

Publicidade fechar X

De acordo com o jornal, os Estados Unidos, antigo líder em salas, tem hoje 40.759 telas. Para essa contagem, o veículo utilizou um comunicado da entidade norte-americana National Association of Theatre Owners – NATO (Associação Nacional de Operadores de Cinema, em tradução livre), emitido em maio.

Já era previsto que o mercado de cinema da China passaria o dos EUA em número de salas e isso foi possível neste ano graças ao crescimento de 29% na quantidade de telas, com uma média de 26 novas salas por dia, segundo a SARFT. Em 2010, o país tinha apenas 6,2 mil telas. Vale lembrar que hoje, das mais de 40,9 mil salas de cinema do país, 85% estão adaptadas para exibição 3D, formato bastante popular entre os chineses.

Atualmente, o mercado chinês ainda está atrás dos EUA em bilheteria, o que deve mudar até 2020, e mantém um crescimento mais moderado em comparação ao boom de arrecadação em 2015, quando cresceu quase 50% em bilheteria.

Compartilhe:

  • 0 medalha