Exibidor

Notícias / Expocine / Especial

18 Dezembro 2020 |

+ Mulheres reforça importância da formação para lideranças femininas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Por Debora Ivanov

(Produtora e Fundadora do +Mulheres)

Em um movimento que vinha sendo preparado há algum tempo, as lideranças femininas do audiovisual brasileiro se uniram no final de 2019 para fortalecer a pauta da Diversidade. Esse momento foi crucial, tanto para fortalecer algumas políticas públicas, que já sofriam ameaças de retrocesso, quanto para a formação de potente rede de colaboração,  visando conquistar mais e melhores oportunidades para as mulheres na indústria do audiovisual brasileiro.

Desse importante encontro nasceu o +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro.

Em conjunto, mulheres das mais diversas áreas do audiovisual traçaram prioridades de atuação para atingir esses objetivos e elegeram a formação para lideranças como o primeiro passo.

A partir dai, várias propostas e temas surgiram, encaminhadas por uma comissão de líderes do +Mulheres, encarregada da formação. Luciana Rodrigues, que foi presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) e coordena a pós-graduação em gestão de produção e negócios audiovisuais da FAAP, está à frente dessas ações.

A primeira iniciativa foi acolhida pelo Centro de Pesquisas e Formação, do Sesc São Paulo, através da realização de cursos com conteúdos de excelência, para um grupo seleto de participantes. A quantidade de inscrições superou, e muito, o número de vagas disponíveis, o que só confirmou o que já intuíamos: que as nossas escolhas e ações são essenciais e há grande necessidade de multiplicá-las para mais e mais mulheres, não só como forma de ocupação de todos os espaços, mas como crescimento qualitativo e quantitativo de todo o audiovisual brasileiro.

A escolha das temáticas que fizeram parte desta primeira fase se deu com cuidado e eleição de prioridades, resultando em 4 atividades educativas, detalhadas ao final desse texto.

Para 2021, em parceria com a Revista Exibidor, Expocine e a Spcine, vamos ampliar esses conteúdos para fortalecer ainda mais mulheres, que estão em posições estratégicas e podem ampliar a potencia de nossas ações.

Foram esses os cursos realizados no 2° semestre de 2020:

(1) Neurociência aplicada: liderança e comunicação

Através dos insights trazidos pela neurociência aplicada, o curso capacitou as participantes no desenvolvimento de habilidades de impacto para atuação como líderes nas suas áreas. O objetivo foi fortalecer mulheres que querem ocupar cargos de liderança e que necessitam se comunicar com assertividade e eficácia, utilizando persuasão, criatividade, flexibilidade e capacidade de improviso. As professoras foram Andréa de Paiva - Coordenadora-adjunta e professora do curso de Neurobusiness da FGV-IDE, criadora e professora do curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação na FAAP; e Patrícia Galante de Sá - Comunicóloga, mestre em Administração pela FGV. Tem formações no Schumacher College/UK. Professora convidada nos MBAs da FGV, Ibmec e BSP.

(2) Gestão e Negócios no Audiovisual

O curso abordou os marcos legais da indústria audiovisual brasileira e o impacto para o mercado; as principais fontes de financiamento públicas e privadas nacionais e internacionais; gestão de direitos; e cases com as mais diferentes modelos de negócios. O público-alvo foram lideranças femininas do audiovisual que já atuam nesse segmento. Ministraram o curso: Ana Saito - Produtora executiva da Gullane Entretenimento com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando com foco no financiamento de projetos de cinema e Debora Ivanov - Advogada e produtora audiovisual, foi sócia da Gullane Entretenimento, diretora executiva do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e diretora da Ancine.

(3) Pioneiras no Audiovisual

O curso promoveu reflexões sobre a história das mulheres no cinema desde seu nascimento até o momento contemporâneo, tendo em perspectiva o trabalho das pioneiras, a luta por afirmação e das minorias pela justa conquista por espaço, tanto na sociedade quanto à frente e atrás das câmeras.  As responsáveis pelas aulas foram: Flávia Guerra - Documentarista e jornalista especializada em audiovisual de diversos veículos de mídia, como Estadão e Canal Brasil. É membro do coletivo Elviras; Janaína Oliveira - Doutora em história, realiza pesquisas centradas nas cinematografias negras e africanas. Fundadora e coordenadora do Fórum Itinerante do Cinema Negro (FICINE) e Lorenna Montenegro - Crítica de cinema, roteirista, jornalista e produtora, integra a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), ministra cursos sobre crítica, história e estética do audiovisual.

(4) Relações Governamentais e Advocacy no Audiovisual

Durante o curso foram apresentadas as principais conquistas legislativas que garantiram o desenvolvimento da produção nacional independente; as  estruturas do poder executivo, legislativo e judiciário; as organizações da sociedade civil; os principais debates em curso hoje e; as habilidades necessárias para o acompanhamento e atuação na defesa de pautas. As docente responsáveis foram: Debora Ivanov - Advogada e produtora audiovisual, foi sócia da Gullane Entretenimento, diretora executiva do Sindicato da Industria do Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e diretora da Ancine e Ylla Gomes - Advogada e produtora, foi diretoria da Associação de Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API) e é articuladora junto à Frente de Defesa do Audiovisual no Congresso Nacional.

Novos horizontes e parceria com a Revista Exibidor

A partir de janeiro de 2021, integrando as novas linhas editoriais da Revista Exibidor, o + Mulheres terá uma coluna fixa de articulistas que trarão lideranças femininas debatendo os temas caros ao setor do audiovisual em todo seu tripé.

A iniciativa visa fortalecer o espaço das mulheres no setor audiovisual e ampliar a atuação do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro.

Nos vemos ano que vem!

Compartilhe: