15 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
EXPOCINE 25 terá acessibilidade de conteúdo da MAV; painel que debaterá o tema no mercado audiovisual é anunciado
Evento terá conteúdos acessíveis para PcD visuais e auditivos a partir de parceria com empresa especializada em comunicação inclusiva
Compartilhe:

A EXPOCINE 25 terá acessibilidade de conteúdo em todos os paineis através da expertise da empresa MAV, que fará a legendagem em tempo real em português, inglês e espanhol, além de contar com Libras, visando garantir a participação plena de todos os públicos. Além disso, às 10h do dia 3 de outubro haverá o painel "Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade”, que abordará a acessibilidade de conteúdo no setor.
A 12ª edição da Expocine acontece entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Os paineis serão realizados sempre no Hotel Renaissance.
A MAV é uma empresa que atua globalmente com legendagem, audiodescrição, interpretação em língua de sinais, tradução e tecnologias de acessibilidade em tempo real em múltiplos idiomas. A companhia, vale ressaltar, atende desde grandes estúdios de Hollywood até festivais e emissoras de TV.
“Estar na Expocine significa transformar um dos maiores eventos da indústria cinematográfica da América Latina em um espaço mais inclusivo. É mais do que oferecer recursos — é garantir que todos, independentemente de suas condições sensoriais, possam acompanhar, interagir e participar ativamente das conversas e painéis. Para nós, acessibilidade é um direito, e levar esse direito para a Expocine é também inspirar o mercado a adotar práticas mais inclusivas”, pontua Marcella Fazzio, diretora da MAV, ao Portal Exibidor.
Nesta edição, a Expocine terá recursos inéditos. Todos os painéis realizados no teatro do Hotel Renaissance contarão com legendas em tempo real em português, inglês e, pela primeira vez, também em espanhol, geradas pela tecnologia VOX LOAD, que garante a geração e distribuição simultânea de legendas para dispositivos móveis sem a necessidade de baixar aplicativos. Dando um passo em direção a um evento mais inclusivo e participativo, as legendas em português também serão exibidas em tela, enquanto a interpretação em Libras estará presente em todos os painéis.
Além de fornecer a infraestrutura de acessibilidade, a MAV também marca presença no painel "Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade", discutindo práticas, tecnologias e mudanças de mentalidade necessárias para que a representatividade e a acessibilidade caminhem juntas no cinema. A proposta é provocar o mercado a enxergar o tema como parte integrante da produção audiovisual, indo além das exigências legais.
O painel terá importantes profissionais do setor, sendo composto pela própria Marcella Fazzio, além da participação de Leandro Mendes, secretário de regulação da Ancine, e Tiago Mafra, novo diretor da ABRAPLEX. A moderação fica a cargo de Edgar Jacques.
“Nosso objetivo é compartilhar conhecimento e experiências sobre acessibilidade, apresentar cases de sucesso e provocar reflexões sobre como o mercado pode ser mais inclusivo. Queremos mostrar que acessibilidade não é apenas um cumprimento de norma, mas uma oportunidade de ampliar público, enriquecer experiências e tornar o audiovisual mais representativo e diverso”, completa Marcella.
Apostando que 2025 seja um marco para o setor, a empresa espera que as ações adotadas no evento sirvam de inspiração para distribuidores, exibidores e produtores incorporarem soluções acessíveis de forma contínua. Mais do que recursos técnicos, a meta é consolidar uma nova mentalidade na indústria, na qual inclusão e diversidade sejam pilares tão importantes quanto qualidade e inovação.
“Nossa expectativa é que esta edição da Expocine seja um marco para a acessibilidade no setor audiovisual. Também desejamos que essa seja uma oportunidade de ampliar conexões e firmar novas parcerias para que, juntos, possamos fazer do cinema um espaço cada vez mais plural e democrático”, completa a diretora da MAV.
Por fim, vale ressaltar que a MAV já está presente nas salas de cinema, visto que é a empresa responsável pelo M Load, o primeiro aplicativo 100% brasileiro a disponibilizar recursos de acessibilidade para os amantes de cinema.
“Nossa missão é garantir que pessoas com e sem deficiência tenham seu direito à informação preservado e possam vivenciar plenamente a experiência do cinema, da TV, de eventos e de outras produções. Trabalhamos com melhoria contínua, ouvindo usuários, incorporando feedbacks e implementando soluções inovadoras. Mais do que cumprir leis e regulamentos, trabalhamos para enriquecer experiências, ampliar públicos e criar pontes entre culturas e comunidades”, finaliza Marcella.
Compartilhe: